ASID Brasil e SAP lançam edital para acelerar organizações que atuam na causa da pessoa com deficiência

ASID Brasil e SAP lançam edital para acelerar organizações que atuam na causa da pessoa com deficiência

A ASID Brasil, organização dedicada à inclusão socioeconômica de pessoas com deficiência, em parceria com a SAP, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, acaba de abrir inscrições para o edital “Impact Journey”, programa que vai desenvolver lideranças de organizações sociais que atuam na causa da pessoa com deficiência localizadas em São Paulo, no Rio de Janeiro ou no Rio Grande do Sul, estados onde a SAP tem sede.

O Impact Journey tem duração de seis meses, divididos em duas etapas. Na primeira, as organizações selecionadas terão acesso a 12 horas de workshops abordando tópicos como liderança, planejamento estratégico, gestão de crise, entre outros temas voltados para a garantia de sustentabilidade. A segunda etapa envolve uma hackathon social, na qual as instituições terão a oportunidade de apresentar desafios específicos e terão o acompanhamento de voluntários da SAP,  que ajudarão na busca por soluções. O programa é totalmente gratuito, com início em 5 de outubro e término previsto para março de 2024.

Metodologia premiada

O Impact Journey segue metodologia exclusiva e premiada nacionalmente. No início de setembro, a iniciativa recebeu o Prêmio Aplaude, do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial, na categoria “INSPIRA – Voluntariado nas OSCs”, destacando-se ao desenvolver pessoas com deficiência por meio da transferência de conhecimento de voluntários da SAP para lideranças sociais. Isso possibilita que as OSCs fortaleçam sua sustentabilidade e ampliem seu impacto.

Os resultados conquistados por meio dessa metodologia superaram as expectativas, com uma taxa de sucesso de implementação de projetos de 85% e todas as organizações alcançando êxito em seus projetos durante os meses de acompanhamento. Isso representa um passo importante na quebra das barreiras que geram a invisibilidade da pessoa com deficiência e fortalece ainda mais o propósito da ASID Brasil em construir uma sociedade mais inclusiva.

“O objetivo do  Impact Journey é potencializar as instituições em sua forma de atuação e gestão, para que possam gerar ainda mais impacto na vida das pessoas com deficiência, o compartilhamento de vivências e informações, por time de voluntários dispostos a partilhar seus conhecimentos e impulsionar estas instituições participantes é que faz o diferencial do projeto. Instituições e voluntários com propósito firme de gerar impacto na vida de pessoas com deficiência é o sucesso do projeto”, afirma Amanda Gogola, analista de projetos sociais da ASID Brasil.

Inscrições e critérios de seleção

Para ser elegível ao programa Impact Journey, as organizações candidatas devem atender diretamente pessoas com deficiência, demonstrando um compromisso sólido com essa causa; ter um mínimo de 100 beneficiários, evidenciando um impacto significativo em sua comunidade; não podem ter participado anteriormente de projetos realizados pela SAP; devem ter disponibilidade para participar ativamente de todas as etapas do programa e, por fim, devem ter sede em um dos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro ou Rio Grande do Sul.

O processo de seleção será conduzido em duas etapas distintas, seguindo um cronograma bem definido. Primeiramente, as organizações interessadas devem preencher o formulário de inscrição até as 23h59 do dia 28 de setembro, assegurando que suas candidaturas sejam submetidas dentro do prazo estipulado. Após o encerramento das inscrições, a equipe responsável realizará uma análise minuciosa do perfil de cada instituição candidata, aplicando os critérios estabelecidos pelo edital para avaliar sua elegibilidade. A lista das dez organizações selecionadas será divulgada em 05 de outubro, por meio de uma lista publicada nas redes sociais da ASID Brasil.

Maia informações e formulário de inscrição: https://conteudo.asidbrasil.org.br/impactjourney2023

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *