Alok recebe mensagem do futuro em campanha pelo Dia Nacional do Cerrado

Alok recebe mensagem do futuro em campanha pelo Dia Nacional do Cerrado

Projeto de comunicação ambiental Sou Cerrado e Instituto Alok lançam vídeo pelo Dia Nacional do Cerrado

Objetivo é conscientizar os brasileiros sobre o bioma e levar apoio a ONGs

63% dos brasileiros ainda não sabem que sem o Cerrado a água do Brasil fica ameaçada

Um dos maiores DJs do mundo, Alok, empresta sua voz e sua conexão com a natureza a uma campanha inédita em prol do Dia Nacional do Cerrado, bioma que é conhecido como o coração das águas do Brasil. Com parceria entre o projeto de comunicação ambiental Sou Cerrado e o Instituto Alok, o conteúdo estreia nas redes sociais com um vídeo que mistura sonho, futuro e esperança. O vídeo, intitulado “Mensageiro do Amanhã”, foi produzido pela Vibe Films e Sou Cerrado.

Na narrativa, Alok sonha com um viajante do tempo que está no ano de 2100 e envia uma mensagem. O mensageiro é o jovem Ykarô (nome fictício inspirado na língua dos povos Timbira, junção de “Hy”, que significa “semente” ou “vigiar” e “Karõ”, que significa “espírito” ou “imagem”).

Ykarô tem dez anos de idade e chega por meio de uma cápsula do tempo enviada do futuro pelos Guardiões do Cerrado, um conselho formado por descendentes de ativistas que já atuam nos dias de hoje em defesa do bioma. O menino mostra uma opção de futuro abundante, cheio de água e vida, mas alerta que só será possível concretizá-lo se os brasileiros cuidarem do Cerrado agora. O vídeo também apresenta o outro lado: um possível cenário sem água e destruição caso a escolha seja negligenciar o bioma.

“Minha conexão com o Cerrado é muito profunda, foi onde vivi minhas primeiras experiências de conexão com a natureza. É impossível pensar em futuro sem falar de água, e o Cerrado é o coração das águas do Brasil. Essa mensagem é um chamado para que todos nós nos unamos nessa causa”, afirma Alok.

O vídeo faz referência direta às Instituições que já atuam na proteção do Cerrado, destacadas na plataforma www.soucerrado.com.br, onde qualquer brasileiro pode apoiar e colaborar com iniciativas locais. Basta acessar, escolher a instituição e clicar para fazer a doação. 

O desconhecimento dos brasileiros

Um dos maiores desafios de todos que trabalham na conservação do Cerrado é o desconhecimento dos brasileiros, já comprovado em pesquisas realizadas desde 2023”, diz Felipe Triaca, co-fundador do Sou Cerrado. As pesquisas, encomendadas pelo Sou Cerrado em parceria com o Instituto Hibou (11/2024) mostram dados alarmantes sobre a invisibilidade do bioma e estão disponíveis na íntegra no site:

  • 63% não sabem que sem o Cerrado não há água no Brasil.
  • 67% não sabem que o bioma está presente na Bahia.
  • De 2023 a 2024, houve apenas 8% de aumento no número de brasileiros capazes de descrever o clima do Cerrado.
  • 65% não sabem que o tucano é um animal típico do Cerrado.

Sobre o Sou Cerrado

A iniciativa de comunicação ambiental Sou Cerrado nasceu para combater a invisibilidade do bioma e engajar a sociedade na sua preservação por meio de comunicação 360. Idealizada e criada em 2023 pela agência Fresh PR e o perfil ativista digital @chapadadosveadeiros, já possui três premiações (Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão 2024, categoria Inovação em Gestão ESG; Case do Ano; e Melhor case de Comunicação Integrada pelo Prêmio Jatobá PR, 2024). O movimento tem apoio institucional de WWF-Brasil, Instituto Alok, Voice of the Oceans, ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza), Rede Cerrado, Rede Kalunga, Associação Veadeiros, entre outras organizações, e de empresas como Agência ACUCA, Hibou Insights.A plataforma conecta dezenas de ONGs que atuam diretamente no Cerrado, permitindo que brasileiros colaborem facilmente com iniciativas locais: www.soucerrado.com.br. Entre as ONGs estão Rede Contra Fogo, Fundação Mais Cerrado, Cerrado de Pé, Movimento Lixo Zero, Rede Kalunga, Brigada Voluntária São Jorge, Desacelere pela Vida, entre muitas outras.

Ficha técnica “Mensageiro do Amanhã”

Direção: Ramon Abreu, Vibe Films; Felipe Triaca, Sou Cerrado

Montagem: Felipe Triaca, Sou Cerrado; Bruno Diniz,Vibe Films

Finalização: Bruno Diniz, Vibe Films

Assistentes de IA: Emilio Jeffrey e Caio Martins, Vibe Films

Produção: Luiz Tozelli

Produção executiva: Sandro Sabino, Vibe Films; Desiree Hamuche, FreshPR/Sou Cerrado

Voz Ykarô: Cecília Rollo (atriz mirim)

Locução: Alok

Roteiro: Bia Schauff e Laura Bergamo, FreshPR/Sou Cerrado

Ideia original: Sou Cerrado e Instituto Alok

Direção campanha digital e PR: Bia Schauff e Desiree Hamuche

 

Leia também: Instituto Alok e ECCON se unem para monitorar queimadas em área de floresta no Acre

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *