Tramontina doa mesas e cadeiras feitas de material reciclado do Rock in Rio Brasil 2024
Os móveis, produzidos a partir de plástico reciclado, foram destinados a escolas municipais de Moreno, em Pernambuco

A Tramontina reforça seu compromisso com sustentabilidade e educação ao anunciar a doação de 750 conjuntos de mesas e cadeiras infantis produzidos a partir de plástico reciclado, coletado pela Braskem no Rock in Rio Brasil realizado em 2024. Os móveis foram destinados a 13 escolas municipais, localizadas em Moreno/PE, previamente selecionadas, de modo a contribuir para a melhoria da infraestrutura escolar e a conscientização ambiental entre os estudantes.
“Mais do que doar mobiliário, queremos semear valores. Na Tramontina, a educação é um dos pilares do nosso propósito — crescer para transformar vidas e criar laços para evoluirmos juntos. Esta ação é um convite para que a comunidade escolar adote práticas sustentáveis e ajude a multiplicar a educação ambiental em todo o país”, destaca Igor Arregui, diretor da Tramontina.
No total, serão distribuídas 524 cadeiras e 278 mesas infantis da linha Sofia, nas cores azul e vermelha. Com a colaboração da Braskem, da Colorfix e de secretarias municipais de educação, as entregas seguirão um cronograma definido junto a cada escola beneficiada.
O mobiliário da Tramontina foi resultado da transformação de resíduos plásticos, como copos e garrafas, coletados pela Braskem durante o Rock in Rio Brasil 2024. A iniciativa fez parte da ação “Rock, Reuse, Recycle, Repeat”, da Braskem, que contou com diversos pontos de coleta de resíduos plásticos espalhados pelo festival.
“A parceria com a Tramontina é um exemplo de como grandes marcas podem se unir para engajar o público e mostrar, na prática, os benefícios da economia circular em prol do bem comum. Essa mensagem já vinha sendo reforçada pela Braskem e ganha ainda mais força ao transformarmos copos descartados em mobiliário escolar, de modo a unir educação, sustentabilidade e impacto social positivo”, afirma Yuri Tomina, Líder de Economia Circular da Braskem na América do Sul.
A iniciativa está também alinhada aos pilares que orientam a atuação da Tramontina. O fazer bem-feito aparece no fortalecimento da responsabilidade ambiental, na valorização do design sustentável e da circularidade. O fazer bonito se reflete nas práticas sociais que garantem bem-estar, valorizam a educação e deixam um legado positivo para as comunidades. Já o fazer correto guia as ações da marca por meio da ética, da governança corporativa robusta e da promoção de uma cultura de inovação voltada à sustentabilidade.
Sobre a Tramontina
A empresa brasileira fundada em 1911, com mais de 22 mil itens no portfólio, mantém produção em nove unidades fabris – seis no Rio Grande do Sul, uma no Pará, uma em Pernambuco e uma na Índia. Atualmente, conta com mais de 10 mil funcionários e exporta seus produtos, todos com a marca Tramontina, para mais de 120 países. No portfólio estão utensílios e equipamentos para cozinha, porcelanas, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, materiais elétricos, veículos utilitários, móveis de madeira e plástico. Mantendo a vocação industrial, a marca também aposta no varejo, com as lojas físicas oficiais planejadas para oferecer experiências únicas de compras no Brasil e no exterior. Hoje são mais de 30 T stores em todo o mundo, além de duas T factory stores, na Serra Gaúcha. Comprometida com o propósito de crescer para transformar vidas e criar laços para evoluirmos juntos, a Tramontina segue expandindo sua atuação de forma sustentável, apoiando e criando projetos que têm como foco a educação enquanto propulsora do desenvolvimento, a promoção do direito à alimentação e a criação de oportunidades para crescimento pessoal e profissional das pessoas e das comunidades em que está inserida.
Sobre a Braskem
A Braskem é uma companhia petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A companhia acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio dos seus 8.464 integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o nosso compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável. Mais informações: https://www.braskem.com.br/
Sobre o Rock in Rio
1984 marca o início das preparações para a primeira edição do evento idealizado por Roberto Medina e que hoje, 40 anos depois, é considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo – o Rock in Rio. A história do evento se entrelaça com a do entretenimento no Brasil, sendo responsável por colocar o país na rota dos eventos internacionais, já que pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa magnitude. Em uma área de 250 mil m2, em Jacarepaguá, durante dez dias, 1 milhão e 380 mil pessoas foram iluminadas pela primeira vez e começaram a fazer parte do grande espetáculo. No palco — o maior do mundo na época, com 80m de boca de cena — 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o festival ganhou o mundo chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA).
Desde a primeira edição, já gerou mais de 297,6 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2024, um impacto econômico de R$ 2.9 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Em 2022, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 12.3 milhões de visitantes, que assistiram a mais de 4.667 artistas em 141 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, mais de 146 milhões de pessoas foram alcançadas pelas comunicações nas redes sociais na edição que celebrou os 40 anos do Rock in Rio.
Gerando impactos positivos nos países onde é realizado e consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. O festival investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 118 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. Apenas na Amazônia, mais de 4 milhões de árvores foram plantadas. A marca foi pioneira em ter a certificação ISO 20121 — Eventos Sustentáveis, é neutra em carbono desde 2006 e, em 2022, começou a trabalhar ambiciosas metas para 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O ano de 2024 foi de muitas comemorações para o Rock in Rio. O ano em que tudo começou, 40 anos depois, deu início às celebrações. Das 24 edições, dez ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019, 2022 e 2024), dez em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018, 2022 e 2024), três na Espanha (2008, 2010 e 2012) e uma nos Estados Unidos (2015).”
Leia também: Projeto transforma plástico reciclado em armação de óculos de grau para crianças de comunidades do Rio de Janeiro
 
 
 
 
Deixe um comentário