Minha História de Doação: projeto busca histórias que retratam a cultura de doação no Brasil

Minha História de Doação: projeto busca histórias que retratam a cultura de doação no Brasil

O projeto “Minha História de Doação” vai embarcar em uma jornada de norte a sul do Brasil, em busca de histórias inspiradoras de doação e articulação no terceiro setor, com a finalidade de promover um país mais solidário. Idealizado pelo Dia de Doar e desenvolvido com apoio da Rede Comuá, por meio do Programa Saberes, o projeto é composto pela produção de um podcast itinerante com 20 episódios, que tem o objetivo de dar espaço de voz aos próprios protagonistas, que em primeira pessoa compartilharão suas trajetórias e experiências de generosidade e transformação.

“O Dia de Doar quer mostrar que todas as pessoas podem ser doadoras, assim como nossos entrevistados no podcast. E estamos falando de todo tipo de doação, em diferentes contextos e cenários. O objetivo é apresentar exemplos de como podemos usar nossas redes de apoio para promover a participação da população no dia a dia das organizações sem fins lucrativos”, afirma Carol Farias, líder do Dia de Doar.

O propósito do “Minha História de Doação” é despertar a sensibilidade do público para o trabalho das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), fomentando uma cultura de doação por meio de histórias envolventes. A iniciativa visa captar os desafios, conquistas e o contexto social das lideranças, incentivando novos relatos e fortalecendo os laços entre as organizações e a comunidade.

Estrutura do Podcast

Cada episódio terá duração média de 30 a 40 minutos, narrados em primeira pessoa pelas entrevistadas, com suas histórias de vida contadas em uma linguagem poética, apresentando o contexto em que o personagem está inserido: sua cidade, sua casa, sua rotina e seu trabalho. As gravações serão realizadas em cerca de 17 cidades ao longo de três meses, com encontros de articulação do terceiro setor envolvendo parceiros locais e voluntários.

Os entrevistados incluem gestores de OSCs, gerentes e coordenadores de marketing e de captação de recursos, doadores e voluntários (pessoa física). O público-alvo abrange pessoas interessadas em impacto social, não necessariamente profissionais do terceiro setor. O podcast visa mostrar que todos podem fazer a diferença para um mundo melhor, sendo quem são e com o que têm.

As gravações vão acontecer em todas as regiões do país e também em uma cidade no Uruguai, próxima da divisa com o estado do Rio Grande do Sul. São elas: Duque de Caxias (RJ) – (07 e 08/07), Ilhéus (BA) (10 e 11/07), Salvador (BA) (12 a 15/07), Maceió (AL) (16 a 18/07), Glória do Goitá (PE) (19/07), Barbalha (CE) (22 e 23/07), Fortaleza (CE) (25 e 26/07), São Luís (MA) (29/07 a 02/08), Belém (PA) (05 a 08/08), Palmas (TO) (12 e 13/08), Brasília (DF) (15 a 17/08), Goiânia (GO) (16/08), Uberlândia (MG) (19/08), Belo Horizonte (MG) (21/08), Itajaí (SC) (02 e 03/09), Caxias do Sul (SC) (04 e 05/09) e Pelotas (RS) (06 e 07/09).

Em cada cidade visitada, serão produzidos um episódio de podcast, de aproximadamente 40 minutos, conteúdo para redes sociais (Reels e TikTok @diadedoar) – destacando o trajeto e a viagem, a cidade e sua movimentação cotidiana -, o making off da entrevista e a narração da personagem com imagens dela em ação.

O projeto “Minha História de Doação” segue um cronograma e neste mês de junho serão realizados o agendamento das entrevistas e a divulgação dos encontros locais. “As personagens do podcast são pessoas que têm uma relação muito próxima com a solidariedade, seja recebendo ou fazendo doações, e qual foi o impacto em suas histórias de vida e carreira”, complementa a líder do Dia de Doar. 

De julho a setembro, ocorrerá a gravação dos depoimentos e entrevistas nas cidades selecionadas. Em outubro, será feito o lançamento e a distribuição dos episódios do podcast via Spotify, Deezer, Apple Podcasts e demais agregadores de áudio.

Workshops e Capacitações

O projeto itinerante também vai aproveitar a oportunidade das gravações para incentivar a cultura de doação por onde passar, incluindo workshops durante os encontros locais, proporcionando capacitação para fortalecer as organizações sociais. Os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos avançados de mobilização de recursos, aumentando a eficiência de suas campanhas e garantindo a sustentabilidade de suas iniciativas. “A troca de experiências e o networking promovidos serão essenciais para a criação de uma rede de apoio e colaboração entre as organizações participantes”, complementa Carol. Ao final da capacitação, os participantes receberão certificados de participação. Quem tiver interesse, basta escolher a cidade que deseja participar e  se inscrever pelo link https://forms.gle/U78N74kH5Zav8ZU86.

Apoio

O projeto “Minha História de Doação” é realizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e o Giving Tuesday, com promoção do Movimento por uma Cultura de Doação. O projeto também conta com o apoio da Rede Comuá, por meio do Programa Saberes, e apoio estratégico da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, além de parcerias com o Observatório do Terceiro Setor e a MOL Impacto.

Quer saber quando o projeto vai passar pela sua cidade? Acesse www.diadedoar.org.br e saiba mais sobre como promover uma cultura de doação e celebrar as histórias inspiradoras das lideranças comunitárias brasileiras.

Sobre o Dia de Doar

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday. No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), o Dia de Doar faz parte do Movimento por uma Cultura de Doação e, em 2023, contou com apoio do Movimento Bem Maior.

O Dia de Doar é uma iniciativa que visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações, e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações, virtuais ou presenciais. No site do Dia de Doar (www.diadedoar.org.br) estão disponíveis mais informações, dicas, materiais e manuais para quem quiser realizar sua própria ação de doação.

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