Dia do Médico: pesquisa da Serasa Experian revela perfil demográfico da categoria no Brasil e seus interesses

· Dados obtidos por meio da ferramenta Insights Hub da datatech revelam perfil digital e plural dos médicos no Brasil.
· Mulheres já são maioria na profissão, com concentração de jovens entre 29 e 38 anos.
· Categoria altamente conectada: 96,5% tendem a comprar online, 74% a viajar e 63% a investir.
·Apesar da rotina intensa, quase 30% demonstram interesse por hábitos fitness e de bem-estar
Para celebrar o Dia do Médico em 18 de outubro, a Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, realizou um levantamento inédito sobre o perfil dos profissionais brasileiros que desempenham esse papel essencial na sociedade. Com base na ferramenta proprietária Insights Hub, que analisa o comportamento de mais de 187,9 milhões de CPFs ativos no país, o estudo mostra que os médicos representam 0,2% da população.
Entre os principais destaques, a pesquisa indica que as mulheres são ligeiramente maioria entre os médicos brasileiros, representando 51,9% do total identificado pela plataforma. Em relação à faixa etária, o grupo é composto majoritariamente por adultos entre 29 e 38 anos (31,4%). Confira, no gráfico abaixo, a visão detalhada por idade dos profissionais:

O estudo indica que a maior concentração de médicos está em São Paulo (27,3%), seguido por Minas Gerais (11,3%) e Rio de Janeiro (10,8%). O levantamento reforça o predomínio da região Sudeste, que reúne mais da metade dos profissionais do país, seguido do Nordeste (18,1%). Abaixo, um gráfico apresenta a distribuição regional completa da categoria no Brasil:

Os dados reforçam que a medicina acompanha a transformação digital da sociedade: 96,5% demonstram propensão às compras online, 74% têm tendem a viajar e 63% demonstram interesse em investimentos financeiros, indicando uma categoria que busca atualização constante, novas experiências e segurança para o futuro.
Apesar da rotina intensa, marcada por plantões e dedicação ao cuidado dos pacientes, 29,9% dos médicos se interessam por hábitos fitness e de bem-estar. Isso sugere que, mesmo diante de uma agenda desafiadora, há um movimento crescente de busca pelo equilíbrio entre profissão e qualidade de vida.
“O levantamento mostra que os médicos formam uma audiência altamente conectada e aberta a novas experiências. Ter acesso a esse tipo de análise, que combina dados demográficos, comportamentais e de consumo, é fundamental para que empresas de saúde e de outros setores possam se relacionar de forma mais assertiva com seus públicos”, afirma Giovana Giroto, CMO da Serasa Experian.
Sobre a ferramenta Insights Hub e o Mosaic
A área de Marketing Services da Serasa Experian dispõe de soluções proprietárias que ajudam empresas a compreender perfis de consumo e tomar decisões estratégicas de forma segura e assertiva. O Insights Hub é a plataforma dessa solução que combina, em um só lugar, dados demográficos, socioeconômicos, comportamentais e financeiros de PF e PJ, além de geolocalização e sinais de fraude, oferecendo milhões de combinações de filtros que permitem análises profundas sobre tendências de mercado com foco em ética e segurança da informação.
A solução passou a contar também com dados do Conselho de Medicina em outubro de 2025, o que amplia significativamente as possibilidades de segmentação e entendimento de público. Com essa adição, empresas podem, por exemplo, segmentar audiências formadas apenas por pessoas que possuam CRM, ou ainda analisar o perfil desse grupo — como onde vivem, o que consomem e suas características demográficas. Na prática, é mais um filtro inteligente que permite conhecer, segmentar e ativar audiências de forma ainda mais acurada.
Já o Mosaic é a solução exclusiva da Serasa Experian que traduz pessoas e empresas em perfis comparáveis, oferecendo um retrato preciso do momento de vida de pessoas e negócios que resultam em modelos de crédito mais robustos, campanhas mais eficazes e estratégias comerciais com maior eficiência e retorno.
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.
Leia também: A responsabilidade dos robôs cirurgiões está nas mãos do médico
 
 
 
 
Deixe um comentário