Instituto HEINEKEN anuncia apoio ao Projeto VALORIZA para fortalecer a cadeia da reciclagem
Iniciativa idealizada pela ANCAT aposta em qualificação, inclusão produtiva e melhoria das condições de trabalho para catadores e catadoras e será apresentada durante a Expocatadores

A Expocatadores, maior evento da América Latina dedicado à reciclagem e à valorização do trabalho dos catadores, será palco do lançamento do Projeto VALORIZA, iniciativa idealizada pela Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e apoiada pelo Instituto HEINEKEN, ao lado do Sistema Coca-Cola Brasil. A iniciativa tem como foco o fortalecimento da cadeia da reciclagem e a qualificação da atuação de catadores e catadoras autônomos e será apresentada no dia 18 de dezembro, durante o evento.
Viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Reciclagem, o Projeto VALORIZA será implementado inicialmente no município de São Paulo com o objetivo de estruturar a atuação de catadores autônomos, ampliando a geração de renda, melhorando as condições de trabalho e promovendo maior eficiência na gestão de resíduos sólidos urbanos. A iniciativa prevê a oferta de infraestrutura, equipamentos, capacitação técnica e orientação, reconhecendo os catadores como protagonistas da economia circular.
“O Projeto VALORIZA parte da convicção de que não existe economia circular sem inclusão social. Fortalecer a atuação dos catadores autônomos, com iniciativas estruturantes e construídas em rede, é fundamental para avançarmos em um sistema de reciclagem mais justo, eficiente e sustentável”, afirma Vânia Guil, Head do Instituto HEINEKEN.
Roberto Rocha, presidente da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), afirma que o Projeto VALORIZA foi concebido para estruturar a atividade dos catadores e catadoras, por meio da oferta de infraestrutura adequada, acesso à tecnologia, capacitação e orientação, de forma a promover condições mais dignas, seguras e eficientes de trabalho. Segundo ele, ao fortalecer a gestão, ampliar a renda e garantir o acesso a direitos, o projeto reafirma o protagonismo dos catadores e catadoras como atores fundamentais da política de resíduos e da economia circular no Brasil.
Presença institucional e valorização de catadores e catadoras na Expocatadores
O Instituto HEINEKEN está presente na Expocatadores com um estande dedicado ao bem-estar dos profissionais da reciclagem. O espaço foi concebido como um ambiente de descompressão e convivência, oferecendo momentos de leveza após um ano de trabalho intenso. Entre as ativações, destacam-se jogos em máquinas de garra com brindes e um karaokê, que ocorrerão em horários estratégicos, buscando complementar a programação do evento e oferecer momentos descontraídos para os visitantes. O objetivo é criar um ambiente acolhedor que celebre a dedicação dos catadores e fortaleça os vínculos dentro do ecossistema da reciclagem.
“A Expocatadores é um espaço de escuta ativa, troca e articulação. Estar aqui mais um ano, com um espaço pensado exclusivamente para os profissionais, reforça nosso compromisso com uma agenda de impacto construída junto com quem sustenta a reciclagem no dia a dia. Queremos que esse espaço seja um momento de pausa e descontração, onde eles possam relaxar, se divertir e serem reconhecidos como indivíduos.”, afirma Vânia Guil, Head do Instituto HEINEKEN.
Parceria de longo prazo e impacto social
O evento também será uma oportunidade para apresentar os avanços do Conexão Cidadã, programa desenvolvido pelo Instituto HEINEKEN em parceria com a ANCAT que está em funcionamento desde 2023. A iniciativa já impactou mais de dois mil catadores, com ações que incluem capacitação profissional, entrega de equipamentos de proteção individual (EPIs), apoio psicológico e acesso a direitos sociais.
Além disso, o Instituto HEINEKEN participará do painel “Logística Reversa e Circularidade”, no dia 18 de dezembro, contribuindo para o debate sobre soluções estruturais para o fortalecimento da economia circular no Brasil, com destaque para o papel estratégico dos catadores nesse processo.
Sobre o Instituto HEINEKEN
Fundado em 2022, o Instituto HEINEKEN atua para promover impacto social positivo por meio da capacitação, inclusão produtiva e fortalecimento de grupos historicamente vulnerabilizados, como catadores, vendedores ambulantes e jovens. Até o momento, mais de 15 mil pessoas já foram beneficiadas pelas iniciativas da instituição em todo o Brasil.
Sobre o Grupo HEINEKEN
O Grupo HEINEKEN é a segunda maior cervejaria do país e líder no segmento puro malte e premium. Seu portfólio diverso reúne marcas como Heineken®, Amstel, Eisenbahn, Sol, Praya, Baden Baden, Lagunitas, Blue Moon e Devassa, além de bebidas não alcoólicas como Heineken® 0.0, Sol Zero, Itubaína, FYS, Clash’D, Mamba Water e Baer-Mate. A companhia emprega mais de 13 mil pessoas e opera 13 cervejarias, incluindo sua mais recente unidade em Passos (MG), inaugurada em 2025.
Comprometida em ser parte da solução para fazer a roda dos negócios girar em favor das pessoas e do meio ambiente, a HEINEKEN mantém o Instituto HEINEKEN, que já beneficiou mais de 10 mil pessoas, e impulsiona inovação com HEINEKEN Spin, seu ecossistema de negócios de impacto dedicado a soluções em agricultura regenerativa, circularidade do vidro, energia renovável e marcas de impacto.
Saiba mais em heinekenbrasil.com.br e nos perfis oficiais da companhia no LinkedIn e Instagram (@grupoheinekenbr).
SOBRE O SISTEMA COCA-COLA BRASIL
Há mais de 80 anos no Brasil, o Sistema Coca-Cola Brasil é formado por sete grupos fabricantes e conta com 33 fábricas espalhadas pelo país, responsáveis por produzir e distribuir um portfólio diversificado de bebidas que acompanham os gostos e estilos de vida dos brasileiros. Presente em mais de 1 milhão de pontos de venda, o Sistema movimenta bairros, cidades e comunidades, gerando cerca de 570 mil empregos em sua cadeia de valor.
Guiado pelo propósito de “Refrescar o Mundo e Fazer a Diferença”, o Sistema Coca-Cola Brasil mantém um compromisso contínuo com o desenvolvimento econômico, social e ambiental. O Sistema investe em iniciativas de impacto positivo, como projetos que apoiam a preservação e o acesso à água, o combate à fome, o fortalecimento da cadeia da reciclagem e a gestão de resíduos, além da geração de oportunidades para jovens e empreendedores. Com investimentos contínuos e visão de longo prazo, o Sistema Coca-Cola Brasil atua em rede com parceiros que contribuem para a construção de um futuro de crescimento sustentável.

Deixe um comentário