Chef Aprendiz apresenta livro com receitas autorais dos jovens da edição Vila Andrade

Chef Aprendiz apresenta livro com receitas autorais dos jovens da edição Vila Andrade

As nove receitas criadas pelos participantes do projeto social foram muito bem avaliadas na opinião de representantes do Casa Santo Antonio, Restaurante 31, La Minuta, hotel Renaissance, hotel Intercontinental e hotel Emiliano

Já pensou em fazer pratos que poderiam ser de restaurantes renomados? Assim foram descritas as receitas criadas pelos jovens que participaram da 9ª edição do Chef Aprendiz que estão reunidas em um livro digital gratuito. Divididos em grupos, os participantes apresentarem um menu completo com entrada, principal e sobremesa para a avaliação de um corpo de jurados formado por chefs e representantes de estabelecimentos que tinham a intenção de contratá-los. Veja abaixo os menus com receitas criadas por eles:

Grupo 1: Victoria, Bárbara, Tarsilla e Max

Menu Clássico Brasil

Entrada: mini tapiocas coloridas com carne seca e geleia de pimenta.

Principal: rabada com arroz e agrião com molho de limão. Acompanha pirão ao molho de rabada.

Sobremesa:cocada de forno com sorvete de baunilha

Grupo 2: Jefferson, André, Leandra e Kelly

Contemporâneo

Entrada: bruschettas com queijo boursin e tomates (pão artesanal).

Principal: cappeletti recheado com carne seca e abóbora ao molho de tomates defumados.

Sobremesa: banoffe

Grupo 3: Manuella, Carol e William

Culinária latinoamericana e sazonalidade

Entrada: nachos com creme de abacate e vinagrete de feijão fradinho

Principal:escondidinho de inhame com carne seca e brie gratinado

Sobremesa:crumble de pêra e sorbet artesanal de banana

O evento encerra um ciclo de 40 oficinas com atividades voltadas para habilidades socioemocionais, trabalho em equipe, introdução ao universo da gastronomia, técnicas culinárias e mercado de trabalho. Os jovens participantes do Chef Aprendiz Vila Andrade mostraram que estavam inteiros no processo e os comentários dos jurados durante a avaliação dos pratos foram unânimes: tanto a apresentação, quanto o sabor, estavam em um nível muito alto.

“Esperamos que este livro traga bons momentos na cozinha, seja com você mesmo ou com as pessoas com quem pretende compartilhar essas delícias. Neste livro digital, você encontrará opções de entradas, pratos principais e sobremesas dignas de restaurante, mas com a vantagem de poder colocar ingredientes e temperos especiais para servir todo carinho e sentir toda alegria que a comida pode despertar em cada um de nós.”, comenta Beatriz Mansberger, fundadora do projeto.

A finalidade principal de uma edição do Chef Aprendiz é desenvolver pessoas, utilizando a gastronomia como fio condutor de todo o currículo com atividades voltadas para habilidades socioemocionais, trabalho em equipe, introdução ao universo da gastronomia, técnicas culinárias e mercado de trabalho. Ao longo do processo, que dura aproximadamente um semestre, o principal objetivo é empoderar os jovens para que ingressem no mercado de trabalho de forma mais segura e preparada. A 9ª edição do projeto contou com o patrocínio master via lei de incentivo pelo Pro-Mac da rede atacadista holandesa Makro.

Acesse o livro por meio do link: https://issuu.com/chefaprendiz/docs/livroreceitas_vcandrade

Chef Aprendiz Comunidades

Somos um projeto de desenvolvimento humano e inserção social que usa a gastronomia como tema central. Capacitamos jovens em situação de vulnerabilidade social para conseguirem seu primeiro emprego em cozinhas de parceiros. Ao longo de quase seis meses, aproximadamente 20 jovens vivenciam aulas teóricas e práticas sobre gastronomia e autodesenvolvimento de modo a prepará-los para o mercado e para a vida. Uma competição final coloca à prova os conhecimentos adquiridos durante as oficinas, e encerra o processo com chave de ouro. Os jurados presentes oferecem vagas de empregos para os jovens que querem iniciar uma carreira como auxiliar de cozinha.

Já atuamos em oito comunidades (Paraisópolis, Campo Limpo, Glicério, Jd. Colombo, Valo Velho, Capão Redondo, Chuvisco e Liberdade) e 90% dos alunos receberam pelo menos uma oportunidade na área. Alguns iniciaram carreira na cozinha e seguiram por outros caminhos, como enfermagem, engenharia e psicologia. Temos aproximadamente 74% dos jovens trabalhando ou participando de entrevista, mesmo com o cenário da pandemia. Para saber mais: assista o vídeo e visite o site.

Casa Chef Aprendiz

Recém inaugurada, a Casa Chef Aprendiz é um espaço que conta com atividades de reciclagem e apoio psicológico aos jovens que já passaram pelo projeto, além de cozinha de pré-produção para eventos. Pensando no mundo digital e nas demandas do mercado, temos também uma cozinha-modelo para a produção de conteúdos digitais para marcas parceiras e para realização de workshops. A ideia é que esta casa seja ocupada por nossa equipe, jovens, parceiros e amigos com a finalidade de fortalecer os nossos vínculos e sustentar nossas ações no longo prazo.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *