Dia Nacional de Combate ao Fumo: programa da thyssenkrupp já tornou três fábricas livres de tabaco no Brasil

Dia Nacional de Combate ao Fumo: programa da thyssenkrupp já tornou três fábricas livres de tabaco no Brasil


Apesar da redução do número de fumantes nos últimos anos, a pandemia da covid-19 acendeu um novo alerta para a saúde da população brasileira: 34,3% das pessoas que fumam aumentaram o consumo durante o período de isolamento, indica pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz.

Esse é um tema que preocupa a thyssenkrupp há pelo menos quatro anos. Por meio de suas fábricas de Campo Limpo Paulista (SP), Santa Luzia (MG) e Ibirité (MG), que já são livres de tabaco, a empresa promove diversas ações antitabagismo: palestras de conscientização com profissionais como cardiologistas, acompanhamento médico, psicológico e nutricional, além de subsidiar medicamentos aos colaboradores que tenham interesse em buscar ajuda para parar de fumar.

Os resultados de programas como o PARE, desenvolvido pela thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo, são significativos. Para se ter uma ideia, as plantas em Campo Limpo Paulista (SP) e Santa Luzia (MG), que foram as primeiras fábricas a aderirem às iniciativas antitabagismo, tornaram-se ambientes livres de tabaco em janeiro de 2020. Com isso, mais de 70 pessoas que passaram pelo projeto conseguiram parar de fumar.

O programa PARE foi desenvolvido em 2018 a partir de uma pesquisa com 2.500 colaboradores em que 150 deles revelaram ser dependentes de tabaco. Após esse mapeamento, a empresa promoveu uma palestra informativa sobre antitabagismo com médico cardiologista, a fim de encorajar as pessoas a participarem do programa. A adesão foi de 77% dos fumantes, considerando as duas plantas da unidade – Campo Limpo Paulista e Santa Luzia.

Na fábrica de Ibirité (MG) da thyssenkrupp Springs & Stabilizers, onde trabalham mais de 300 pessoas, 60% dos fumantes já aderiram ao programa iniciado em agosto de 2021. Eles contam com atendimento humanizado, pelo qual profissionais de saúde acompanham o desempenho de cada um, respeitando suas limitações, com consultas semanal e quinzenal. Parte deles também recebe ajuda financeira para arcar com os custos dos medicamentos e de adesivos de nicotina para auxiliar no tratamento.

Caso tenha interesse em conversar com um porta-voz da thyssenkrupp para conhecer mais sobre as iniciativas antitabagismo da empresa, estamos à disposição.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *