Casa Ronald McDonald ABC promove oncologia infantil e constrói ala pediátrica em hospital da região

Casa Ronald McDonald ABC promove oncologia infantil e constrói ala pediátrica em hospital da região

Instituição, que oferece apoio integral e psicossocial aos jovens e seus familiares durante o período de tratamento, também realiza campanhas, palestras e workshops sobre o tema para toda comunidade


Mais do que oferecer um lar fora de casa durante o tratamento do câncer, a Casa Ronald McDonald ABC está empenhada em promover a oncologia infantil em todos os âmbitos. Além de eventos e divulgações que visam informar sobre sintomas e tratamentos, a instituição conseguiu, através de suas arrecadações, construir uma ala exclusiva para tratamento de câncer em crianças e adolescentes no Hospital Estadual Mário Covas.

“Oferecemos atenção integral aos pacientes oncológicos para melhorarmos a qualidade de vida e aumentarmos as chances de cura desses pacientes. Temos parcerias com clínicas e instituições voltadas para o diagnóstico do câncer, onde encaminhamos os pacientes que não conseguem realizar os exames de maneira rápida nos hospitais parceiros, além de dietas e medicamentos não fornecidos pelo SUS ou em falta. Temos o programa de diagnóstico precoce que consiste em um treinamento para identificação precoce dos principais tumores infantis. Além de campanhas, palestras e workshops já promovidos nas datas sobre a oncologia pediátrica”, explica Leila Lopes, Diretora Executiva da Casa Ronald McDonald ABC.

As famílias recebidas pela casa vêm através dos hospitais parceiros da região que entram em contato com a Casa para ver se o paciente pode ser abrigado. O Hospital passa todas as informações da criança ou adolescente, incluindo os dados e até possibilidade de alta ou não. Após isso, a casa disponibiliza uma vaga para o jovem e sua família que irá receber apoio integral que inclui seis refeições diárias, transporte aos hospitais, apoio psicossocial, assistência social, entre outros serviços citados acima de forma gratuita.

Além destas ações, a instituição buscou apoiar de forma ainda mais efetiva o próprio tratamento. Utilizando parte do dinheiro da campanha do McDia Feliz, a Casa Ronald McDonald ABC conseguiu construir a ala de quimioterapia infantil do Hospital Mario Covas. Antes, as crianças diagnosticadas com câncer eram atendidas na parte de pronto-socorro adulto do hospital.

“No pronto-socorro, as crianças em tratamento oncológico eram obrigadas a conviverem com casos adultos traumáticos, o que não era, em hipótese alguma, o melhor ambiente para qualquer pessoa em tratamento. Dessa forma, unificamos os valores arrecadados do McDia Feliz de anos anteriores que não foram utilizados para manter a Casa e constatamos que o valor necessário daria para a construção de um ambiente mais apropriado. Assim, construímos a Ala de quimioterapia pediátrica que conta com locais para realização do tratamento, atendimento nos consultórios ambulatoriais, além disso, reformamos a brinquedoteca do setor de pediatria. A Casa foi responsável totalmente pela construção e reforma com a contratação da empreiteira que realizou o projeto”, completa Leila.

Sobre a Casa Ronald McDonald ABC

Fundada em 1994, a Casa de Apoio a Crianças com Câncer do ABC é administrada por voluntários do Rotary Club de Santo André. Em 2007, recebeu licença para operar como Casa Ronald McDonald ABC por meio do Ronald McDonald House Charities, que reconhece os mais altos padrões de qualidade de atendimento e garante que os serviços oferecidos por uma Casa Ronald McDonald sejam o mesmo em qualquer lugar do mundo. No Brasil, o RMHC é representado pelo Instituto Ronald McDonald, com sede no Rio de Janeiro.

O propósito da Casa é ser uma “casa longe de casa”, oferecendo apoio integral às crianças e aos adolescentes acometidos pelo câncer e que realizam o tratamento nos hospitais da Grande São Paulo acompanhados de suas famílias. Durante o período do tratamento, as crianças e adolescentes ficam hospedados na Casa com um acompanhante responsável e recebem seis refeições diárias, transporte aos hospitais, apoio psicossocial, assistência social, entre outros serviços de forma gratuita.

Além disso, a instituição, independente, também tem como objetivo promover a oncologia infantil com diversas ações que ajudam no diagnóstico precoce e na melhora dos atendimentos pelos hospitais da região, caso da construção da Ala de Quimioterapia do Hospital Mario Covas, que foi financiada pelas atividades da Casa.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *