Shopping no litoral paulista investe em curso de Libras para capacitar colaboradores

Shopping no litoral paulista investe em curso de Libras para capacitar colaboradores

 Mais de 40 pessoas entre bombeiros, atendentes, seguranças e socorristas estão aprendendo a Língua Brasileira de Sinais. Objetivo é que a comunidade surda se sinta segura, incluída e motivada a frequentar mais lugares públicos


Ser uma empresa acessível e que cumpra minimamente os requisitos para que o espaço seja acessível a todos os públicos vai muito além de investimentos para reformas de infraestrutura. A capacitação dos profissionais que atenderão os clientes é parte fundamental desse processo de inclusão, já que as pessoas com deficiências precisam se sentir seguras e incluídas ao sair de casa. O Litoral Plaza, maior polo de compras e lazer do litoral paulista, é um dos recentes exemplos dessa mudança: mais de 40 colaboradores estão aprendendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicarem com os clientes surdos que visitarem o local.

“Apenas no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, são mais de 10 milhões de pessoas surdas. Então, fica claro que é preciso pensar muito além dos cursos tradicionais para que os colaboradores tenham uma capacitação adequada e acessível. Acredito que a grande virada de chave é quando as empresas conseguem entender verdadeiramente quem é o público-alvo que frequenta o espaço e a necessidade de ser verdadeiramente inclusivo. Isso é essencial para qualquer negócio”, comenta a responsável pela iniciativa e Gerente de Marketing do empreendimento, Jannine Bastos.

A primeira turma de colaboradores é formada pelos setores que estão na linha de frente no atendimento do público, como seguranças, atendentes, socorristas, bombeiros, entre outros.

O curso é híbrido, conta com aulas presenciais e online para facilitar a participação e reforço de conteúdo aos colaboradores e a previsão é que a turma se forme no próximo dia 6 de setembro.

“O mais interessante é que os participantes do curso estão ensinando e motivando outros colaboradores. É uma mudança perceptível, positiva e enriquecedora para a comunidade surda que visita o shopping! Nosso objetivo é que a iniciativa sirva também de exemplo e sensibilize outras empresas a investirem nesse tipo de capacitação”, pontua Jannine.

O Litoral Plaza fica na Avenida Ayrton Senna da Silva, 1.511, Praia Grande (SP)

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *