Tupy e UFSC anunciam vencedoras da segunda edição do projeto “Meninas na Tecnologia”

Tupy e UFSC anunciam vencedoras da segunda edição do projeto “Meninas na Tecnologia”

Três equipes foram contempladas com equipamentos e bolsas de iniciação científica do CNPq


A Tupy, multinacional referência em produção de componentes estruturais para bens de capital, anuncia, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), as três equipes vencedoras da segunda edição do “Meninas na Tecnologia”. A iniciativa tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de ambientes de tecnologia nas escolas públicas e disseminar o aprendizado de programação e robótica entre estudantes do gênero feminino das fases finais do ensino fundamental.

Os pitches de apresentação das 12 equipes finalistas foram apresentados dia 29, em evento no Ágora Tech Park. Entre eles, estavam as equipes da Escola Municipal Curt Alvino Monich e da Escola Municipal Padre Valente Simioni (duas equipes), que conquistaram o primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente, e foram premiadas com equipamentos. As cinco escolas melhores classificadas na final continuarão realizando atividades de pesquisa na Universidade, sob orientação dos professores nas áreas de tecnologia e com bolsas de iniciação científica do CNPq.

Este ano, o “Meninas da Tecnologia” contou ao todo com 340 alunas e professoras de 28 escolas públicas de Joinville. Todas foram beneficiadas com 72 horas de capacitação em lógica, programação e robótica educacional. Foram 4 etapas até a fase eliminatória, em que as participantes, em grupos, precisaram resolver um desafio tecnológico inédito, que abordou o monitoramento de condições climáticas de Joinville. Além da fase de pesquisa, cada equipe apresentou um protótipo físico que funcionasse por meio de um arduíno – plataforma de prototipagem eletrônica de uso livre – e de sensores que fizeram a leitura desses parâmetros.

A grande campeão foi a Escola Municipal Vereador Curt Alvino Monich e, segundo aluna Amanda do Livramento, foi uma oportunidade única de imersão ao mundo de tecnológico. “Eu não tinha nenhuma experiência com tecnologia, o projeto oportunizou o meu primeiro acesso a esse universo. Além disso, também tivemos aprendizados importantes sobre trabalho em equipe e apresentações em público”, contou uma das participantes do time vencedor.


Conheça as três contempladas

3º lugar

Escola: Escola Municipal Padre Valente Simioni

Alunas: Laura Mendes Quintino

Isabelly da Maia Pereira

Professora: Gilmara dos Santos

Premiação equipe: 01 Arduíno para cada integrante

2º lugar

Escola: Escola Municipal Padre Valente Simioni

Alunas: Heloisa Correa

Pietra Alice Lopes da Silva

Luiza Bauer

Professora: Daniela Pereira

Premiação equipe: 01 Kindle para cada integrante

1º lugar

Escola: Escola Municipal Vereador Curt Alvino Monich

Alunas: Amanda Aparecida do Livramento

Brenda Wéschylin Limas

Professora: Sheila Steffen Klimtchuk

Premiação equipe: 01 notebook para cada integrante

Cada uma das instituições de ensino foi contemplada com uma impressora 3D.

“Por meio do “Meninas na Tecnologia”, temos a oportunidade de investir na qualificação de futuras profissionais e, já desde a base, gerar recursos para impulsionar a equidade de gênero no setor da tecnologia de maneira geral”, afirma Thamires Prado Brito, líder de Sustentabilidade da Tupy.

Para patrocinar mais de 60% do projeto, além do recurso proveniente do Investimento Social Privado, a Tupy reinvestiu integralmente o valor recebido pela Empresa na ocasião do Prêmio Stemmer, da Fapesc, em reconhecimento à gestão da inovação da Empresa. O valor foi aportado em equipamentos para as equipes e as escolas. A Companhia também ofereceu mentorias em todas as fases do projeto. “Como uma empresa que é conduzida pela inovação desde o início de sua história, faz todo o sentido a Tupy ser parte do fomento necessário à área. Além disso, Educação e Equidade são pilares de investimento priorizados em nossa política de responsabilidade social”, completa Thamires.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *