Banho Solidário registra mais de 2,3 mil banhos oferecidos a pessoas em situação de rua, em São Paulo

Banho Solidário registra mais de 2,3 mil banhos oferecidos a pessoas em situação de rua, em São Paulo

Serão realizadas mais quatro ações ao longo do mês de dezembro, em diferentes localidades da capital paulista

Trailer projetado para a ONG Banho Solidário Sampa

Com pouco mais de três anos de atividades pelas ruas de São Paulo, o projeto Banho Solidário Sampa já registrou mais de 2,3 mil banhos a pessoas em situação de rua. A iniciativa é realizada pela ONG Banho Solidário e tem como objetivo proporcionar momentos de conforto e cuidados às pessoas em situação de vulnerabilidade. As próximas ações ocorrem em 11 de dezembro, no Túnel Paulista; em 14 de dezembro, no Viaduto Pedroso; em 17 de dezembro, na Avenida Jornalista Roberto Marinho e em 18 de dezembro, no Largo do Arouche.

Além do banho, as ações contam com serviços de cuidados com a higiene e a doação de roupas limpas e realização de atendimentos médicos e encaminhamentos clínicos para as pessoas em situação de rua.

Estrutura para o banho quente

Fundada em novembro de 2019, a ONG Banho Solidário Sampa começou as atividades durante a pandemia e já registra mais de 4,9 mil pessoas atendidas por meio das iniciativas; mais de 38 mil lanches distribuídos nas ações de banho, mais de 2,4 mil cortes de cabelo; 23,3 mil peças de roupas e calçados, 2,1 mil cobertores e 3,4 mil livros doados aos assistidos.

Para a execução do projeto social, o Banho Solidário desenvolveu e fabricou um trailer especialmente projetado para ser autossustentável e ecologicamente correto, com água limpa para os banhos. Após a atividade, o trailer retorna para a base operacional, onde a água pós-banho é descartada na rede de esgoto da Sabesp, recebendo a devida higiene com água, detergente e desinfetantes. Os boxes foram revestidos com polipropileno, que impede o acúmulo de água suja em cantos e frestas. Assim, toda a infraestrutura elétrica e hidráulica foi pensada para um banho confortável e quentinho.

A ação do Banho Solidário é mantida a partir de campanhas de doação, seja a partir de doadores individuais ou empresariais. Como exemplo, a Lorenzetti, empresa líder em duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás, fez a doação de chuveiros elétricos, torneiras, entre outros produtos.

O movimento necessita de apoio para arrecadar roupas íntimas novas. As contribuições individuais vão desde itens para higiene até a ação “Adote um Banho”, em que doações a partir de R$ 40 garantem o banho de, pelo menos, quatro pessoas. Para saber mais, acesse: https://linktr.ee/banhosolidariosampa.

Agenda do Banho Solidário:

11 de dezembro – Túnel Paulista;
14 de dezembro – Viaduto Pedroso.
17 de dezembro – Avenida Jornalista Roberto Marinho;
18 de dezembro – Largo do Arouche.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *