BNDES e Movimento Bem Maior estabelecem parceria de financiamento combinado para o terceiro setor

BNDES e Movimento Bem Maior estabelecem parceria de financiamento combinado para o terceiro setor

Em parceria inédita, Movimento Bem Maior, instituição sem fins lucrativos que lidera o ranking brasileiro de doações, movimenta recursos filantrópicos para projetos de educação, empreendedorismo e inclusão produtiva.

O BNDES e o Movimento Bem Maior acabam de anunciar os 6 primeiros projetos contemplados dentro do programa de financiamento combinado que reúne aportes do banco com investimentos do setor privado.

Por meio dessa ação, referência para as próximas atividades que envolvam instituições do terceiro setor, o BNDES oferecerá até um real para cada real investido pela iniciativa privada nesses projetos, amplificando o impacto dos recursos públicos e engajando organizações sem fins lucrativos nas ações.

Os investimentos serão feitos a partir do novo Fundo Socioambiental do BNDES, que disponibilizará R$ 100 milhões em recursos não reembolsáveis para incentivar projetos voltados à educação, meio ambiente e geração de emprego e renda.

Nessa primeira rodada da parceria, foram identificados 6 projetos de apoio comum, que receberam um investimento total de R$ 53,1 milhões compartilhado entre o BNDES e o Movimento Bem Maior: 5 projetos de apoio à educação básica pública – que beneficiam 3,8 milhões de estudantes das redes públicas em cerca de 17 mil escolas de 111 redes municipais e 17 redes estaduais –, e um projeto de promoção do empreendedorismo da população de baixa renda para capacitação de 30 mil empreendedores populares e apoio à programa de escala nacional.

Carola Matarazzo

Para Carola Matarazzo, diretora executiva do Movimento Bem Maior, a parceria, que soma a capacidade de atração e qualificação de projetos do BNDES com o poder de articulação e mobilização de apoiadores do MBM, traz uma nova dinâmica para o incentivo de ações que possam contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.

“Essa parceria, além de detectar e incentivar projetos com alto potencial de impacto social, cria um novo modelo de relacionamento entre uma instituição pública e as organizações sem fins lucrativos. Acreditamos que esse objetivo comum, de investir em iniciativas que buscam minimizar a desigualdade social brasileira, pode colaborar para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, igualitária e com mais oportunidades para todos”, analisa Carola.

Organizações e projetos aprovados na 1ª fase do Matchfunding

Instituto Rodrigo Mendes – IRM

Iniciativas relacionadas à melhoria da qualidade da educação básica inclusiva nas redes públicas.

  • Objetivo: fortalecimento da educação inclusiva em 10 municípios (2 por região), incluindo curso de formação de professores e gestores escolares e educacionais, e monitoramento da implementação das Políticas Municipais de Formação em Educação Inclusiva.
  • Projeto: consiste na sistematização e disponibilização de novos conteúdos e dois cursos em plataforma digital acessível para expansão nacional da formação em educação inclusiva.
  • Impacto: 120 mil alunos beneficiados, 100 escolas e 10 redes municipais.


Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação – IPTI

Consolidação e replicação de tecnologias pedagógicas e de apoio à gestão escolar, bem como o fortalecimento e ampliação da rede de professores que promovem sua disseminação e aperfeiçoamento.

  • Objetivo: através desta metodologia, os professores aprendem essencialmente a contextualizar as aulas a partir do repertório, efetuando um planejamento por objetivo pedagógico, permitindo um maior engajamento.
  • Projeto: sistemas informatizados para apoio à gestão escolar, que possibilita monitoramento sistêmico do desempenho dos alunos, o que ajuda aos gestores a tomarem decisões com base em evidências.
  • Impacto: 71,2 mil alunos, 600 escolas e 58 redes municipais.


Fundação Amazônia Sustentável – FAS

Formação continuada de professores e o desenvolvimento de materiais pedagógicos, em redes municipais do Amazonas, e apoio à rede estadual do AM na implementação de novos itinerários formativos do ensino médio.

  • Objetivo: parceira com 11 redes municipais para promover a formação continuada de professores do ensino fundamental, bem como a disseminação e desenvolvimento de materiais pedagógicos, sob a perspectiva de contextualização do conhecimento escolar e das práticas educativas.
  • Projeto: apoio à Seduc-AM no desenvolvimento e implementação piloto de novos itinerários formativos do Ensino Médio em sete escolas estaduais rurais.
  • Impacto: 14,75 mil alunos, 633 escolas e 11 redes municipais e 1 rede estadual.


Instituto iungo

Melhoria da educação básica nas redes públicas, com foco na implementação dos currículos estaduais e dos itinerários formativos de Ensino Médio, em dois programas: Nosso Ensino Médio e outro a ser definido. 

  • Objetivo: o Nosso Ensino Médio promove a formação abrangente para que professores e escolas se apropriem das mudanças previstas para o Ensino Médio em 8 redes estaduais (MG, SP, AM, SC, BA, PR, RS).
  • Projeto: concepção, elaboração e implementação dos itinerários formativos do ensino médio que tenham a Amazônia como foco (todos os estados da Amazônia).
  • Impacto: 3,32 milhões de alunos, 15 mil escolas e 15 redes estaduais.


Centro de Inovação para a Educação Brasileira – CIEB

Desenvolvimento, implementação e disseminação de plataforma e metodologia voltadas à adoção qualificada de tecnologias educacionais nas redes públicas de ensino.


  • Projeto: transformação digital nas redes públicas de ensino, no que se refere à adoção qualificada de tecnologias educacionais de forma mais eficiente, utilizando dados e evidências para gerirem bem seus recursos e/ou acessarem recursos federais.
  • Objetivo: Desenvolvimento e implementação de metodologia escalável e replicável de apoio técnico às Secretarias de Educação para que suas equipes técnicas sejam capazes de planejar e executar políticas eficazes para uso das tecnologias educacionais.
  • Implementação: será feita em duas fases. Na primeira, serão 2 redes estaduais (CE e PI) e 7 municípios do Grande ABC. Na segunda, até 8 redes estaduais, 6 redes municipais e 6 consórcios.
  • Impacto: 279 mil alunos, 966 escolas, 32 redes municipais e 10 redes estaduais.

Fundação Dom Cabral – FDC

Ampliação do Movimento Pra>Frente Play, promovendo a capacitação em gestão e comportamento empreendedor de pessoas em situação de vulnerabilidade social e de baixa renda, como trabalhadores informais, desempregados e microempreendedores individuais, além de realizar investimento em capital semente.

  • Projeto: https://prafrente.fdc.org.br
  • Objetivo: Capacitação de 30 mil empreendedores populares;
  • Impacto: R$ 2,8 milhões em capital semente.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *