Fundação Casas Bahia e Instituto Dona de Si celebram a formação profissional de 83 mulheres empreendedoras no RJ

Fundação Casas Bahia e Instituto Dona de Si celebram a formação profissional de 83 mulheres empreendedoras no RJ

Graças ao projeto, alunas alcançaram uma média de 50% de crescimento em vendas e de 25% a mais em lucratividade


Mulheres empreendedora participam do curso Jornada Transformadora, realizado pelo Instituto Dona de Si, em parceria com a Fundação Casas Bahia. | Foto: Arquivo

Nesta terça-feira (17/01), a Fundação Casas Bahia, responsável pelas ações sociais da Via (dona da marca), e o Instituto Dona de Si celebram a conclusão do curso Jornada Transformadora voltado para aceleração de mulheres empreendedoras do Rio de Janeiro (RJ). No evento, empreendedoras do Morro dos Prazeres, da comunidade do Fallet e da comunidade da Coroa, que foram mentoradas ao longo de 2022, participarão de uma palestra com a atriz e escritora Suzana Pires, líder do projeto. A Fundação Casas Bahia, parceira da jornada, também entregará troféus, bem como um reconhecimento financeiro para 20 alunas que se destacaram.

Foram quase 200 horas de aprendizado por meio de aulas, palestras e mentorias individuais. Como resultado, as empreendedoras alcançaram um aumento médio de 25% nos lucros dos negócios, bem como 50% de crescimento nas vendas.

Da esquerda para a direta, Janaína e Sthefanie,
ambas alunas do curso para mulheres empreendedoras. | Foto: Arquivo

Janaína Póvoa, 47 anos, é uma dessa alunas. Vencedora da luta contra o câncer, ela precisou abandonar o CLT e trabalhar como autônoma para seguir com o tratamento. Se profissionalizou na área da beleza como trancista e, com o suporte do instituto, resgatou sua autoestima, bem como uma renda mensal por meio de uma extensa cartela de clientes.

Já Sthefanie Karen, 25 anos, descobriu uma fonte de renda nos ensinamentos da avó: o crochê. Por meio dessa técnica, a jovem faz releituras criativas das principais tendências da moda. Após conhecer o Instituto Dona de Si, ela se formalizou como microempreendedora individual (MEI) e perdeu o medo das redes sociais. Hoje, Sthefanie comemora o aumento dos lucros fruto do conhecimento adquirido durante a formação profissional.

Para Natália Menezes, gerente da FCB, a parceria com o instituto tem sido realmente transformadora. “Juntos, empoderamos mulheres para que elas regatem a autoestima e sigam acreditando que são capazes de conquistar o que quiserem, seja na vida pessoal ou profissional. A iniciativa do Dona de Si está diretamente alinhada ao propósito da Fundação Casas Bahia de contribuir para o desenvolvimento social e diminuir desigualdades de gênero. Por isso, seguimos acreditando e investindo juntos”, afirma a gestora.

Jornada Transformadora

Por meio da Jornada Transformadora, o Dona de Si desenvolve um programa de formação online em empreendedorismo e aceleração de negócios. A trilha de conhecimento inclui desenvolvimento pessoal, autoestima e empoderamento feminino; gestão de negócios e organização financeira; comunicação e marketing; liderança e gestão de crises; dicas de investimento, tributação, direitos; empatia e autocuidado; inteligência emocional e aulas práticas de geração de renda.

As atividades também envolvem uma parceria com a Secretaria Municipal da Mulher para formalização do MEI e com a ONG Justiceiras, entidade que dá suporte jurídico, médico e psicológico para mulheres vítimas de violência.

A atriz Suzana Pires, idealizadora do projeto, explica que o objetivo é atender as mulheres em toda complexidade da sua existência para que se desenvolvam profissionalmente e resgatem a autoestima. “Qualificamos sem esquecer do seu lado humano e emocional, muitas vezes fragilizados pelas dificuldades que enfrentam no dia a dia”, afirma.

Sobre o Instituto Dona de Si: Fundado pela atriz, escritora e empresária Suzana Pires em 2018, tem como propósito alavancar talentos de microempreendedoras individuais, entendendo que cada mulher precisa construir ações e crenças de que é empreendedora de si mesma. Desde sua fundação o Instituto já acelerou mais de 1.000 mulheres e impactou mais de 500 mil mulheres.

https://www.instagram.com/institutodonadesi/

https://institutodonadesi.com.br/

Sobre a Fundação Casas Bahia: Comemorando 60 anos de atuação, a Fundação Casas Bahia tem o propósito de fortalecer comunidades, apoiando o que elas têm de melhor e estando junto de iniciativas de formação profissionalizante e de estímulo à geração de trabalho e renda para jovens e microempreendedores. A expressão social do ecossistema da Via – que administra Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br nasceu com o objetivo de cuidar das pessoas e comunidades, e agora, inicia uma expansão gradual de atuação por todo o Brasil.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *