Fundação Casas Bahia renova parceria com Aldeias Infantis SOS para promover a formação profissional de jovens em Manaus

Fundação Casas Bahia renova parceria com Aldeias Infantis SOS para promover a formação profissional de jovens em Manaus

Parceria renovada entre Fundação Casas Bahia e ONG Aldeias Infantis SOS Brasil. | Crédito: Arquivo

A Fundação Casas Bahia (FCB) renovou a parceria com a Aldeias Infantis SOS para o ano de 2023, com o apoio ao projeto “Novos Horizontes”, que oferece formação profissional a jovens em Manaus. O apoio vai possibilitar o acesso à qualificação profissional de 60 adolescentes e jovens na faixa etária de 14 a 24 anos. A iniciativa acontecerá agora em 2023 e tem como objetivo fortalecer e fomentar o protagonismo dos jovens manauaras.

A FCB é responsável pelas iniciativas sociais da Via e o apoio à Aldeias Infantis SOS faz parte da continuidade de um investimento estratégico da Companhia para o município de Manaus, que vêm gerando impactos positivos para a região. A parceria teve início em 2022, quando a Fundação viabilizou a criação de um laboratório de informática para a população local.

Aldeias Infantis SOS

A Aldeias Infantis SOS atua há mais de 28 anos na cidade e tem uma relação consolidada com as comunidades locais. É uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.

Para Hélio Muniz, diretor de comunicação Corporativa, ESG e Fundação Casas Bahia, a renovação da parceria é importante para reforçar a atuação da FCB e consolidar os efeitos positivos. “Os resultados do primeiro ano de parceria com a Aldeias Infantis SOS foram muito positivos, mas a continuidade é essencial. No primeiro ano o foco foi a inclusão digital e agora avançamos no apoio para auxiliar na formação profissional dos jovens manauaras. Nosso objetivo é que eles tenham recursos e conhecimento para buscar oportunidades profissionais e sejam protagonistas de um impacto positivo no território”, afirma.

Formação de jovens

“O projeto Novos Horizontes tem sido muito importante para qualificar e capacitar jovens em situação de vulnerabilidade que pretendem iniciar no mundo do trabalho. Por isso, a parceria firmada com a Fundação Casas Bahia é essencial para a continuidade e o sucesso dessa ação aqui em Manaus”, comemora a coordenadora da Aldeias Infantis SOS de Manaus (AM), Socorro Muniz Fonseca.

Sobre o projeto Novos Horizontes

A iniciativa promove o desenvolvimento de habilidades e competências voltadas para o mercado profissional. O projeto parte do princípio de que o acesso a oportunidades de desenvolvimento pessoal é o principal diferencial que define a trajetória pessoal e profissional dos jovens atendidos. Entre as atividades oferecidas estão:

• Inclusão Digital

• Formação para o mercado de trabalho

• Atividades de esporte e cultura

• Oficinas Psicossocioeducativas – construção de projeto de vida cidadania e saúde

 

Os jovens participantes do programa contarão com uma bolsa auxílio para garantir internet, transporte e apoio na renda, além de receber atendimento integral às famílias, por meio de um programa já promovido pela Aldeias Infantis SOS.

Sobre a Fundação Casas Bahia | A Fundação Casas Bahia, responsável pela ação social da Via, tem o propósito de fortalecer comunidades, multiplicando oportunidades de desenvolvimento socioemocional e profissional para jovens e microempreendedores. Atua em três pilares estratégicos: Protagonismo Jovem, Fomento ao Empreendedorismo e Engajamento Social, investindo em organizações sociais que conhecem a demanda da sociedade. Para tanto, a Fundação amplifica perspectivas e contribuí com a evolução individual e coletiva por meio do acesso a oportunidades de educação, de trabalho e de empreendedorismo. Nos últimos cinco anos, investiu R$26 milhões e beneficiou diretamente mais de 800 mil de pessoas. Somente em 2022, investiu R$4,2 milhões, apoiando 97 organizações sociais, beneficiando 60 mil pessoas.

 

Sobre a Aldeias Infantis SOS | A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. A organização lidera o maior movimento de cuidado infantil do mundo e atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de dar resposta a situações de emergência. Fundada na Áustria, em 1949, está presente em 138 países. No Brasil, atua há 55 anos e mantém mais de 80 projetos, em 32 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado parental, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança cresça sozinha.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *