Instituto Ayrton Senna lança e-book ‘Competências Socioemocionais e Vidas Ativas’ em parceria com CEPEUSP.
O e-book Competências socioemocionais e vidas ativas, organizado e estruturado pelo Instituto Ayrton Senna e pelo Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte do Centro de Práticas Esportivas da USP (Prodhe-Cepeusp), aborda as competências socioemocionais relacionadas a modos de vida mais ativos, bem como possíveis modos de proporcionar o seu desenvolvimento intencional em ambiente escolar e ao longo da vida. O material é constituído a partir de conteúdos de diversas autorias.
As reflexões e práticas apresentadas no e-book são fruto de diálogos e trocas realizadas desde o ano de 2020, quando a pandemia da Covid-19 agravou aspectos problemáticos no âmbito social, emocional e físico, como a inatividade física. Questões como falta de acesso à infraestrutura adequada, por exemplo, aumentaram as dificuldades de manter uma vida ativa durante o isolamento.
Atividade física e equilíbrio emocional
A publicação trabalha com a ideia de que vidas ativas são todas as formas de viver em que o movimento e a atividade física são onipresentes no cotidiano das pessoas e comunidades. Diversos aspectos da vida cotidiana estão ligados à motilidade e à capacidade do ser humano de transitar em ambientes pessoais, culturais e sociais. A corporeidade faz parte da vivência humana e de suas experiências biológicas e históricas, entre muitas outras dimensões.
A possibilidade de desfrutar de uma vida ativa também se relaciona com as oportunidades disponíveis para os indivíduos e sua relação com os espaços que frequentam. Esse olhar abrangente permite perceber que não se trata só de promover uma modificação de modo de vida, mas sim uma mudança cultural dos valores sociais – como apontado no e-book, é o “modo de vida compreendido e determinado pelas condições de vida, oportunidades e valores sociais”.
O e-book oferece um convite para que seus leitores reflitam sobre as dinâmicas e relações ligadas às vidas ativas e o desenvolvimento pessoal, de grupos e comunidades. Esse exercício pode permitir a observação de características de seu próprio modo de vida, dos fatores sociais e culturais que se relacionam com suas práticas, e também inspirar a multiplicação de ações que levem à promoção de competências socioemocionais e vidas ativas para outras pessoas.
A parceria
A parceria entre o Instituto Ayrton Senna e o Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (Cepeusp) teve início em 1995, com o Programa Educação pelo Esporte, realizado em conjunto com quatorze universidades brasileiras. O trabalho conjunto ao longo dos anos resultou em diversas aprendizagens e, mais recentemente, se pauta no objetivo de adotar e difundir o paradigma do esporte para promoção do desenvolvimento da educação integral, passou recentemente a ter como principal foco a realização de ações em busca da complementariedade entre os conceitos vidas ativas e competências socioemocionais.
O e-book está disponível gratuitamente para todos os públicos. Clique aqui!
Deixe um comentário