Economia circular: Shopping Metrópole inaugura loja do Instituto Devolver

Economia circular: Shopping Metrópole inaugura loja do Instituto Devolver

O Shopping Metrópole, principal ponto de encontro para familiares e amigos na cidade de São Bernardo do Campo – SP, traz o conceito de economia circular para seus corredores com a inauguração da loja do Instituto Devolver, uma organização não-governamental (ONG) que apoia ONGs em todo o território nacional. O novo ponto de venda está localizado no corredor central do shopping, em frente à loja Hering, onde ficará até agosto.

Os consumidores terão acesso a peças únicas de vestuário, como calças e blusas, com preços a partir de R$ 3,00 e todo o valor arrecadado com as vendas será direcionado para projetos do      Instituto Devolver e para a compra de cestas básicas para a instituição Em Família, que promove diversas ações com crianças, adolescentes e suas famílias na região de São Bernardo do Campo.

Com pouco mais de quatro anos de existência, o Devolver foi fundado em 2018 pela empreendedora social Natalie Melaré a partir da ideia de um e-commerce social. Atualmente, o Instituto atua em 12 estados, atende 73 ONGs certificadas e já ultrapassa a marca de mais de 30 mil crianças positivamente impactadas por suas ações.

Economia circular

“A loja do Devolver oferece uma oportunidade de renovação do guarda-roupa ao mesmo tempo que se doa aquele dinheiro para ações de impacto social”, afirma Natalie. “A economia gira em prol de crianças e adolescentes que têm a oportunidade de colocar em prática o que aprendem em sala de aula”, complementa a empreendedora.

Para Valéria Biasi, superintendente do Shopping Metrópole, ceder espaço para a segunda loja do Instituto Devolver, mostra o comprometimento do Metrópole com causas de impacto social. “Ter uma loja com o conceito de economia circular nos nossos corredores traz uma reflexão sobre a importância de apoiar esse tipo de iniciativas, tendo consciência do impacto positivo que podemos gerar na vida de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Esta iniciativa também vai ao encontro de um dos pilares mais importantes do empreendimento que é a sustentabilidade ambiental e social”, afirma Valéria.

Parceria com a BR Malls

A loja do Instituto Devolver surgiu de uma parceria com a BR Malls e a unidade do Shopping Metrópole é a segunda a ser inaugurada em um empreendimento, já que a entidade mantém uma operação própria em sua sede. As peças vendidas no ponto de venda passam por um controle de qualidade do Devolver para garantir que estejam em perfeitas condições de uso, além de serem higienizadas. Todos os itens são provenientes de doações que, após curadoria do Instituto Devolver sobre o melhor uso do produto recebido, são direcionadas para a lojinha circular.

Atualmente, a organização recebe doações de pessoas físicas e empresas, presta consultoria jurídica e financeira para instituições sociais que queiram apoio para se organizar, e realiza o Programa Jovem Aprendiz Social, com o objetivo de desenvolver, treinar, capacitar e criar oportunidades de trabalho para adolescentes que estejam em situação de vulnerabilidade social.

As pessoas que fazem doações para o Instituto Devolver assinam um termo de consentimento quanto à finalidade que será dada ao item, como venda, doação a instituições certificadas pelo Devolver e permitindo que o próprio Instituto defina o melhor destino para sua doação. Essa é uma medida importante para garantir a lisura da auditoria realizada anualmente.

Serviço

Loja do Instituto Devolver no Shopping Metrópole

Local: corredor central (em frente à loja Hering)

Horário: das 10h às 22h

Período: de junho a agosto de 2023

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *