Equinix alcança a marca de 50 toneladas de material reciclado pelo Programa Green IT da Furukawa

Equinix alcança a marca de 50 toneladas de material reciclado pelo Programa Green IT da Furukawa

O Programa Green IT da Furukawa atingiu um marco importante, graças à parceria com a Equinix do Brasil, empresa de infraestrutura digital com várias unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro. A empresa chegou ao total de 50 toneladas de cabos eletrônicos descartados e reciclados por intermédio do Programa Green IT, que consiste na coleta e destinação adequada desse tipo de material pela Furukawa. 

A Equinix do Brasil aderiu ao programa em 2016 e, neste ano, atingiu a marca de 50 toneladas de material enviado para reciclagem. Para facilitar o descarte dos cabos eletrônicos e de energia, a empresa instalou em suas unidades (quatro em São Paulo e duas no Rio de Janeiro) pequenos contêineres que funcionam como postos de coleta. 

Além disso, desde o ano passado, a Equinix optou por transformar em benefícios sociais o valor da bonificação, em forma de cheque verde, recebido do Programa Green IT em troca do material recolhido. Por intermédio de seu programa Equinix Impact e em parceria com a Furukawa e a distribuidora Telcabos, a empresa está revertendo o valor de seus cheques verdes em doações, por exemplo, para entidades como a CEPAC – Associação para Proteção das Crianças e Adolescentes, de Barueri (SP). 

“O Equinix Impact tem como foco a inclusão social e a redução das desigualdades em regiões próximas às unidades da empresa”, explica Victor Arnaud, Managing Director da Equinix do Brasil. Em dezembro, uma ação social promovida por esse programa, com o apoio da Furukawa e da Telcabos, resultou na doação à CEPAC-Barueri de 111 cestas básicas, adquiridas a partir da bonificação do Programa Green IT. “Parceiros como a Furukawa são fundamentais para entregarmos serviços realmente sustentáveis, alinhados à nossa estratégia de sustentabilidade Future First”, ressalta Arnaud. 

Para celebrar as 50 toneladas de material reciclado pelo Programa Green IT, a Furukawa Electric LatAm entregou à Equinix do Brasil uma placa comemorativa, durante o evento Kick Off Connections – São Paulo, realizado em maio.  

O Programa Green IT foi criado em 2007 pela Furukawa e, em 15 anos de existência (até 2022), recebeu quase 1.600 toneladas de materiais para tratamento adequado. Esse volume representa 794,5 toneladas de materiais contaminados com metais pesados que deixaram de ser descartados no meio ambiente e uma redução na extração de minério de cobre de 151 toneladas. Além disso, a redução no consumo de energia elétrica, nesse período, equivale ao consumo de 101.274 residências no período de um mês. Mais de 1.400 empresas, de vários setores, já se engajaram no Programa Green IT ao longo de sua existência.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *