Carreira na gastronomia: Chef Aprendiz alcança 200 jovens atendidos

Carreira na gastronomia: Chef Aprendiz alcança 200 jovens atendidos

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego de  jovens brasileiros entre 18 e 24 anos subiu de 16,4% (dados do 4º trimestre de 2022) para 18% (números levantados durante o 1º trimestre de 2023). Corroborando este resultado, o relatório Education at a Glance 2022, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontou o Brasil como o segundo país com mais jovens desta faixa etária que não estudam ou trabalham.Visando impactar positivamente este cenário, o Chef Aprendiz chega em sua 13ª , com  200 jovens tendo concluído o ciclo de oficinas. Desde 2015, 65% dos participantes estão trabalhando ou em processo de recolocação no mercado. 

O projeto social de desenvolvimento humano tem como objetivo instrumentalizar  jovens em situação de vulnerabilidade social, moradores das comunidades de São Paulo capital e região metropolitana, para ingressarem no mercado de trabalho de modo mais preparado e autoconfiante. Cada edição é composta por 40 oficinas e os temas estão relacionados aos três pilares do projeto social – meu mundo internomundo da cozinha e mundo do trabalho – com conteúdos do ensino médio aplicado na culinária, técnicas básicas de cozinha, história da gastronomia, nutrição, legislação, dinâmicas psicoterapêuticas em grupo, autoconhecimento, gestão emocional, educação financeira, carreira, preparo para entrevistas de emprego e muitos outros temas.

Carreira na gastronomia

“Com toda certeza o chef aprendiz foi o ponto inicial pra minha carreira. Em um momento que eu ainda não sabia o que poderia ser no meu futuro, eu tinha força de vontade, mas no que eu era boa? Essa pergunta era frequentemente questionada por mim na escola ainda no ensino médio, e quando apareceu o Chef Aprendiz, eu sabia que tinha que agarrar porque eu gostava de cozinhar. Lá me descobri e abriu inúmeras portas pra mim, que me indicou para o meu primeiro emprego. Eu segui trabalhando em cozinha e hoje eu sou gastrônoma, fiz o curso de gastronomia na Anhembi Morumbi e me formei em 2021. Sempre que me perguntam como cheguei até aqui, não consigo deixar de falar do Chef Aprendiz, porque eles foram os primeiros a me fazer amar a gastronomia”, relata Ana Brito, participante da primeira edição do projeto social.

Ao final do processo, os jovens são encaminhados para vagas de ajudante de cozinha em estabelecimentos parceiros, uma das 15 ocupações mais frequentes entre pessoas entre 17 e 24 anos, segundo a pesquisa Empregabilidade Jovem Brasil, feita pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgada em maio de 2023. Outro dado sobre esta faixa etária mostra que um a cada cinco trabalhadores de bares e restaurantes têm entre 20 e 29 anos, aponta um estudo realizado pela Abrasel baseado em dados da Receita Federal, IBGE e Ministério do Trabalho.

Restaurantes e hotéis parceiros do Chef Aprendiz

Entre os estabelecimentos parceiros que possuem jovens do Chef Aprendiz em suas cozinhas estão: Hotel Emiliano, Palácio Tangará, Hilton São Paulo Morumbi, Casa Santo Antônio, Atto, Azulejo, Jui, Pato Rei, Jacarandá, Handz by Rodrigo Einsfeld, Hospedaria Moóca, La Cura, Paellas Pepe, Tartuferia San Paolo, Confeitaria Christina, Dengo Chocolates, Mica Chocolates, Ofner, Pati Piva, Quitanda, Botanikafé, Soul Brasil Cuisine, entre outros.

Aplicando todo o conhecimento adquirido durante a edição, a Competição Final que aconteceu no Renaissance São Paulo Hotel, desafiou os participantes da 13ª edição a apresentarem para um corpo de jurados receitas de entrada, prato principal e sobremesa. Para além de avaliar o resultado final e o desempenho durante o evento, o time do projeto social contabiliza para o resultado dos ganhadores a pontualidade, participação, capacidade de trabalhar em grupo, execução das tarefas e cuidado com os materiais durante todas as oficinas que foram incentivadas via ProAC ICMS e patrocinadas pelas marcas: Comgás (diamante), Tirolez (ouro), Lopes Supermercados (ouro), Sapore (prata) e Oster® (apoio).

Confira os depoimentos dos melhores colocados:

Os pratos e o menu que foram destaque na competição final do Chef Aprendiz Belenzinho tem receitas indígenas com releituras contemporâneas como proposta. A entrada: bolinho de mandioca com bacalhau e maionese de tucupi, o principal: peixe assado em folha de bananeira com pirão, e a sobremesa: torta de chocolate com cupuaçu, foram criadas e executadas pela Vitória, Thais, Jota e Cassiel.

Sobre o projeto Chef Aprendiz:

Atuando desde 2015 em comunidades da capital paulista, já impactou 652 pessoas das regiões de Paraisópolis, Campo Limpo, Glicério, Jd. Colombo, Valo Velho, Capão Redondo, Chuvisco, Liberdade, Vila Andrade, Americanópolis e Santo Amaro. As quatro primeiras edições aconteceram com financiamento coletivo, e em 2019, o projeto passou a ser realizado com auxílio de leis de incentivo, como Proac e Promac. A edição Fraternidade foi realizada na Casa Chef Aprendiz para jovens egressos ou em situação de acolhimento e foi a primeira a ser realizada com patrocínio privado.

Durante quase seis meses, aproximadamente 20 jovens, de 17 a 24 anos, vivenciam aulas teóricas e práticas sobre gastronomia e autodesenvolvimento, de modo a instrumentá-los melhor para o mercado de trabalho e para a vida. São 40 oficinas, realizadas na comunidade atendida, divididas em três eixos:

  • Meu mundo interno: gestão emocional, autoconhecimento, meditação, apoio psicológico, dinâmicas de psicodrama, além de outras dinâmicas psicoterapêuticas em grupo;
  • Mundo do trabalho: educação financeira, preparo para entrevistas de emprego, elaboração de CV, carreira e outros temas relacionados ao universo profissional;
  • Mundo da cozinha: técnicas básicas, história da gastronomia, nutrição, receitas práticas, legislação e conteúdos do Ensino Médio aplicado.

Uma competição final coloca à prova os conhecimentos adquiridos durante as oficinas, e encerra o processo com chave de ouro. Os jurados presentes oferecem vagas de emprego para os jovens que querem iniciar uma carreira como auxiliar de cozinha.

Para saber mais visite o site.

Sobre Fadaris

Fadaris – Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cidadania, fundado por Beatriz Mansberger em 2015, tem como objetivo trabalhar o capital social e cultural das pessoas nas comunidades em que atua, mobilizando habilidades por meio de temas interessantes e estimulantes. Suas  atividades visam colaborar para a ampliação da percepção de mundo dos participantes, incentivando o protagonismo por meio da arte e da cidadania.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *