Mais de 260 ONGs e OSCIPs de São Paulo já receberam consultoria gratuita da ESPM Social

Mais de 260 ONGs e OSCIPs de São Paulo já receberam consultoria gratuita da ESPM Social

O trabalho voluntário ajuda a melhorar o desempenho das organizações junto à comunidade e sua visibilidade junto a eventuais patrocinadores. Inscrições para novas consultorias estão abertas até 23 de agosto

Desde 2003, entidades do Terceiro Setor – ONGs e OSCIPs – recebem o apoio voluntário da ESPM Social, Agência de Voluntariado Universitário que apoia e estimula o trabalho das organizações do terceiro setor, que lutam por um mundo socialmente justo, ecologicamente correto e economicamente viável.

Gratuitas, as consultorias são nas áreas de marketing, comunicação e gestão para auxiliar no diagnóstico de eventuais problemas de estrutura, estratégias de posicionamento e de práticas administrativas bem como de atuação. O objetivo maior deste trabalho é ajudá-las a melhorar o seu desempenho junto à comunidade e sua visibilidade junto a eventuais patrocinadores.

“As consultorias são feitas por alunos da ESPM com orientação de professores e especialistas na área. Mas destacamos que o projeto não se trata de uma atividade curricular, mas uma ação extra curricular em caráter voluntário, totalmente profissional, em que os alunos têm a oportunidade de aplicar, na prática e sob supervisão de um especialista, o conhecimento adquirido em sala com fins de incentivo à cidadania e à inserção social”, diz Fred Lúcio, coordenador da ESPM Social.

(crédito: Divulgação)

O projeto é pioneiro entre Instituições de Ensino Superior no Brasil e já atendeu mais de 261 organizações, sendo 8 por semestre.

Neste semestre, a consultoria será aberta para instituições da região metropolitana de São Paulo, pois, desta maneira os consultores poderão ter contato direto com as ONGs e OSCIPs selecionadas.

As inscrições para o processo seletivo estão abertas até 23 de agosto no site www.espmsocial.org e na página do Instagram: https://www.instagram.com/espmsocial/.

Como parte das entregas, as organizações recebem um diagnóstico e um plano de ação com base em análises do seu macro e microambiente, ambiente interno, situação financeira, comunicação e processos de gestão. Ao final do período, as instituições selecionadas recebem um plano de ação detalhado contendo orientações de marketing, gestão e comunicação. Nele, são indicados novos rumos e estratégias a serem adotadas (sugestão de estruturação, melhoria na divulgação do trabalho realizado e na sua imagem para a sociedade, busca de parceiros, ordenamento da gestão financeira, ampliação do atendimento, captação de recursos etc.). No semestre seguinte, e um ano após a entrega do resultado, a equipe de Relacionamento Institucional da ESPM Social entra em contato com a organização para o acompanhamento dos impactos e do implemento das ações.

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