Atividades noturnas e uso de telas têm aumentado problemas relacionados à privação de sono

Atividades noturnas e uso de telas têm aumentado problemas relacionados à privação de sono

Unidade Ipiranga da Rede de Hospitais São Camilo ACS Hospital São Camilo

A privação de sono, um fenômeno cada vez mais comum, traz consigo prejuízos graves para a insôniac e mental. No Brasil, segundo estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de 2023, 72% dos brasileiros sofrem com algum distúrbio relacionado ao sono. De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), em casos crônicos, a insônia costuma ter duração média de três anos, podendo estar presente entre 56% a 74% dos pacientes no decorrer do ano, e em 46% deles de forma contínua, o que pode implicar em riscos para o desenvolvimento de outras doenças.

“Não se pode negar que em uma sociedade com mais tempo de uso de telas em todas as faixas etárias e atividade noturna mais intensa, na comparação com décadas anteriores, tem levado ao aumento de problemas relacionados ao sono, com graves consequências à saúde. A qualidade do sono das pessoas é um fator fundamental para o bem-estar do indivíduo e a prevenção de doenças no longo prazo”, alerta o médico, neurologista, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Dr Edson Issamu.

Insônia e ansiedade

A insônia, caracterizada pela dificuldade de iniciar o sono e manter de forma contínua durante a noite ou pelo despertar antes do horário desejado, pode levar a um aumento de fatores de risco cardiometabólicos e ao surgimento de doenças como obesidade, hipertensão e diabetes. 

Também está ligada a questões de saúde mental como ansiedade, irritabilidade, transtornos de humor e depressão. Sem o devido tempo de sono, o corpo reage aumentando marcadores inflamatórios, que estão associados a um maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 

Em adultos, com mais de 18 anos, são necessárias pelo menos sete horas de sono de qualidade, à noite, para manter uma boa saúde. Em crianças, entre cinco e sete anos de idade, a privação de sono noturno ameaça o bom funcionamento das vias endócrinas, metabólicas e imunológicas do organismo, fundamentais para a proteção, o desenvolvimento e o crescimento.

A curto prazo, a privação do sono pode causar dores no corpo, cansaço, sonolência excessiva, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração. Já a longo prazo, doenças como diabetes, obesidade, hipertensão arterial sistêmica e doenças cardiovasculares, além de comprometimento do sistema imunológico e doenças gastrointestinais, podem surgir como consequência.

“Para reduzir o risco de privação de sono, é importante que as pessoas adotem hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercícios e alimentação saudável, evitar o uso de dispositivos eletrônicos uma hora antes de se deitar e ir para a cama antes das 23 horas, bem como procurar ter uma rotina noturna mais calma”, recomenda o Dr. Issamu.

Sobre a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo conta com 3 Unidades de hospital geral (Pompeia, Santana e Ipiranga) que prestam atendimentos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade, como Oncologia e Transplantes de Medula Óssea. Conta também com 1 Unidade especializada em Reabilitação e Cuidados Paliativos na Granja Viana.

Os hospitais gerais com atendimentos privados da Rede subsidiam as atividades de cerca de 40 unidades administradas pela São Camilo e que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em 15 Estados brasileiros. No Brasil desde 1922, a São Camilo, que pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, foi fundada por Camilo de Lellis e conta, ainda, com 25 centros de educação, dois colégios e dois centros universitários.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *