Fundação Grupo Volkswagen abre inscrições para o novo edital Juntos pela Mobilidade Social

Fundação Grupo Volkswagen abre inscrições para o novo edital Juntos pela Mobilidade Social

Fundação Grupo Volkswagen ― instituição que realiza e apoia ações de mobilidade social por meio do investimento em iniciativas e organizações que desenvolvem comunidades e fortalecem o protagonismo dos cidadãos anunciou no dia 18/03/2024 a abertura das inscrições para a 1ª edição de seu novo edital Juntos pela Mobilidade Social. A iniciativa tem o objetivo de apoiar Organizações da Sociedade Civil de Base Comunitária sem Fins Lucrativos que desenvolvem ações de inclusão produtiva, assistência e/ou proteção social em territórios e comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

Após avaliação técnica e documental, oito instituições serão selecionadas para receber apoio de até R$ 60 mil ― totalizando até R$ 480 mil em doações. As propostas devem ser enviadas até 14 de abril de 2024.

De acordo com Vitor Hugo Neia, Diretor-Superintendente e de Relações Institucionais da Fundação Grupo Volkswagen, o edital tem como objetivo possibilitar que organizações de pequeno e médio porte ampliem suas ações em prol dos territórios e comunidades em que estão inseridas. “A mobilidade social, por meio do incentivo à prosperidade socioeconômica e do acesso equitativo a direitos e oportunidades, é a causa que norteia o propósito da Fundação e fundamenta nosso novo edital. O objetivo é impulsionar atividades de assistência e proteção à população mais vulnerável, visando não apenas o desenvolvimento socioeconômico, mas também o fortalecimento de organizações da sociedade civil e a redução das desigualdades locais. Isso inclui um enfoque especial nas questões de diversidade e inclusão, a fim de garantir a participação plena de grupos sociais historicamente discriminados. Por isso, serão mais bem pontuadas na seleção as iniciativas que considerarem a diversidade e que também estiverem alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, explica Neia.

Linhas de Aplicação 

Em relação aos critérios de seleção, as áreas contempladas pelo edital abrangem: oficinas para geração de emprego e renda; fomento ao empreendedorismo; adaptação ou equipamento de espaços para convivência familiar ou comunitária; acessibilidade; fortalecimento de redes; e governança e gestão.

Estas diretrizes visam fortalecer a atuação das Organizações da Sociedade Civil (OSC) em seus respectivos territórios ou comunidades, trazendo benefícios diretos ou indiretos para a população assistida. Para o ano de 2024, as áreas de atuação foram atualizadas, incluindo aquisições ou adaptações específicas destinadas a melhorar ou facilitar o atendimento às pessoas com deficiência.

Quem pode participar

Organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que tenham, no mínimo, um ano completo de existência formal e realizem ações de assistência e proteção social em comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Essas comunidades devem estar localizadas, imprescindivelmente, em um dos seguintes municípios: Resende (RJ); Salvador (BA); São Bernardo do Campo (SP); São Carlos (SP); São José dos Pinhais (PR); São Paulo (SP) ― apenas nas subprefeituras do Campo Limpo, Ipiranga, Capela do Socorro, Cidade Ademar, Jabaquara, M’Boi Mirim, Santo Amaro e Parelheiros; Taubaté (SP) ou Vinhedo (SP).

“É muito importante a parceria com a Fundação Grupo Volkswagen, que prioriza a promoção da diversidade para fortalecer a democracia e a equidade no país ― especialmente no apoio a organizações da sociedade civil. Isso porque, sem diversidade, aumentam as desigualdades. Queremos ampliar a participação de todas as pessoas, em todos os aspectos da convivência social, e criar ambientes seguros para isso. Esse é o nosso maior patrimônio”, afirma Maria Letícia Puglisi Munhoz, Diretora Executiva do Instituto Diverse, parceiro da Fundação na realização do edital. 

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre 18 de março e 14 de abril de 2024. Os interessados devem preencher integralmente o formulário eletrônico acessando o sistema de inscrição disponível neste link. A Fundação também irá realizar momentos de formação e tira-dúvidas para apoiar as organizações sociais durante as etapas de inscrição. Para mais informações e cronograma, acesse o edital.

Sobre a Fundação Grupo Volkswagen

Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen realiza e apoia ações sociais e educacionais com recursos de um fundo constituído pela Volkswagen. Ao longo destes 45 anos, mais de 3 milhões de brasileiras e brasileiros foram beneficiados pelo trabalho da Fundação, que tem como missão estimular a mobilidade social por meio do investimento em iniciativas e organizações que desenvolvem comunidades e fortalecem o protagonismo dos cidadãos. A Fundação atua para incentivar a prosperidade socioeconômica e o desenvolvimento de indivíduos e comunidades, fortalecendo suas potencialidades e colaborando para o acesso equitativo a direitos e oportunidades. Para isso, prioriza os territórios mais vulneráveis nos municípios com unidades de negócio do Grupo Volkswagen no País. Além disso, apoia tecnicamente ações de responsabilidade social de empresas do Grupo Volkswagen no Brasil. Desta forma, a Fundação espera contribuir para reduzir a pobreza e diminuir as acentuadas desigualdades sociais brasileiras, por meio da inclusão produtiva e de estratégias complementares de fortalecimento das capacidades locais e assistência social. Para saber mais, acesse o site da instituição.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *