Idec reforça luta por causas em novo posicionamento de marca

Idec reforça luta por causas em novo posicionamento de marca

O Idec, muito conhecido por ser o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, agora é Instituto de Defesa de Consumidores. Essa é apenas uma das mudanças que a instituição com mais de 36 anos apresenta na semana do Dia do Consumidor, comemorado neste dia 15 de março. Além do nome, o logo, a identidade visual das suas comunicações e o destaque para o DNA de luta por causas estão entre as mudanças apresentadas pela Instituição.

Independente de empresas, governos e partidos políticos, o Idec foi criado em 1987, um ano antes da vigência da nova Constituição e três anos antes do Código de Defesa do Consumidor, em um momento em que o Brasil ainda engatinhava na formulação de uma política nacional de defesa do consumidor. Desde então foi ator significativo em conquistas e avanços nos direitos dos cidadãos e na garantia por segurança, informação, acesso e qualidade de serviços públicos e privados. 

“Com 36 anos de avanços para a sociedade em centenas de conquistas para os consumidores, entendemos que esse era mais um momento de virada para o Idec, que se acostumou a se reinventar ao longo do tempo. Somos uma entidade que busca em sua atuação mudar a sociedade e fazer do país um lugar melhor para se viver. Queremos que as pessoas nos enxerguem desta maneira e que nos ajudem cada vez mais a lutar coletivamente por melhorias para todos“, afirma Carlota Aquino, diretora executiva do Idec.

A mudança de marca é a tradução de uma transformação interna que a instituição tem traçado nos últimos anos. Representante de uma base de cerca de 4 mil associados, e de mais algumas dezenas de milhares de apoiadores, o Idec segue atuando como um parceiro do consumidor na orientação e encaminhamento dos mais diversos tipos de problema de consumo dos seus associados, mas cada vez mais entende que as lutas coletivas são aquelas que conseguem os melhor resultados para um maior número de pessoas. “Para continuar conquistando mais avanços importantes, tivemos que nos atualizar e mudar”, reforça Aquino. 

O objetivo do Instituto é estar mais próximo das pessoas. Então não foi só a imagem que mudou, a forma de se comunicar também muda. “Queremos falar de uma maneira mais simples e objetiva, de forma que a gente consiga atingir pessoas de diferentes condições sociais e econômicas, etnias e raças, e de diferentes partes do Brasil”, afirma Carla Yue, gerente de Marketing e Relacionamento do Idec. “Ao fortalecer a nossa marca e linguagem, esperamos que as pessoas nos conheçam melhor, entendendo a atuação e as vantagens de apoiar uma organização da sociedade civil independente”, completa Aquino. 

Para auxiliar o Idec no reposicionamento foram acionadas duas empresas especializadas no tema, a Oficina de Impacto e Fábrica de Ideias Brasileiras (FIB). Juntas com a equipe do Idec, traçaram as estratégias para mostrar melhor o que é o Idec, com sua posição de protagonista em diversas causas, e que se fortalece a cada apoio que conquista.

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