MinC anuncia grupo de trabalho coordenado pela Funarte para implementação da Política Nacional das Artes

MinC anuncia grupo de trabalho coordenado pela Funarte para implementação da Política Nacional das Artes

GT para implementação da Política Nacional das Artes – foto: Funarte

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, em portaria publicada na edição de 6 de março de 2024, instituiu Grupo de Trabalho (GT) que reunirá representantes de unidades do MinC, e poderá convidar outros órgãos e entidades públicas ou da sociedade civil, para colaborarem com a produção de subsídios voltados à elaboração e implementação da Política Nacional das Artes (PNA). A Funarte foi designada para coordenar as atividades do grupo de trabalho.

A portaria retoma o processo de construção da Política Nacional das Artes, iniciado em 2015 e interrompido pelo afastamento da presidenta Dilma Rousseff. Naquele contexto, um relatório parcial foi produzido e divulgado, fruto do esforço e compromisso de gestores públicos e diversos agentes artísticos envolvidos no processo.

O MinC, que, recriado pelo Decreto presidencial 11.336, tem como uma de suas competências a PNA, estabelece na portaria diretrizes para essa formulação da Política a serem seguidas pelos integrantes do GT sob coordenação da Funarte. São elas:

I – o reconhecimento do fazer artístico como direito e de suas diversas dimensões na sociedade;

II – a orientação de que as ações e os programas contemplem todos os elos do fazer artístico, tais como criação, produção, difusão, acesso, reflexão, pesquisa, formação, preservação da memória, dentre outros;

III – a indicação de atribuições federativas, de forma a reconhecer as responsabilidades dos diversos entes federados por vocação, evitar sombreamento de ações e garantir a complementaridade da atuação federativa;

IV – a incorporação de temas transversais às políticas para as artes, tais como gênero, raça, diversidade e acessibilidade nas ações e nos programas propostos;

V – a observação das diretrizes e determinações estabelecidas pelo Sistema Nacional de Cultura; e

VI – o alinhamento com os objetivos estratégicos do Ministério da Cultura.

“Apesar do papel fundamental das artes no sentimento de pertencimento do povo brasileiro e na projeção do Brasil no exterior, nós nunca tivemos uma política que articulasse os vários programas existentes no país, identificasse pontos de atenção e coordenasse essas políticas de forma federativa. Fazer isso amplia o direito às artes a toda brasileira e todo brasileiro”, avalia a ministra Margareth Menezes.

A presidenta da Funarte, Maria Marighella, já em seu ato de posse, em março de 2023, assumiu o compromisso com a retomada da construção da Política Nacional das Artes.

“As artes nos permitem construir outros imaginários, ampliam nossas visões de mundo, projetam o futuro e se constituem como elemento emancipatório de uma nação. É também a força insurgente, criativa e diversa da nossa arte uma condição inegociável no fortalecimento da nossa democracia. O campo das artes possui uma rede produtiva que movimenta milhares de trabalhadoras e trabalhadores e cada agente artístico, nos seus territórios, é o meio pelo qual os direitos culturais se materializam na vida do nosso povo, como prevê a constituição”, destaca Maria Marighella.

“Nesse sentido, a implementação da Política Nacional das Artes é uma resposta urgente que posiciona e projeta o Brasil ao criar as diretrizes orientadoras e identificar as vocações e atribuições específicas de municípios, estados e governo federal na efetivação  das políticas públicas para as artes, estabelecendo uma política de Estado duradoura com o tamanho e a riqueza do Brasil”, completa a presidenta da Fundação Nacional de Artes.

No prazo de um ano, o GT deve encaminhar um relatório com os resultados obtidos para avaliação final da ministra da Cultura, Margareth Menezes. 

O Grupo de Trabalho é criado junto aos debates dos eixos que orientam a 4ª Conferência Nacional de Cultura, realizada em Brasília até o próximo dia 8, e que têm entre seus temas o Direito às Artes . Saiba mais sobre a CNC e acompanhe a sua realização no site oficial da Conferência e da Funarte. 

Composição e funcionamento do Grupo de Trabalho

O Grupo de Trabalho da PNA terá entre suas atribuições: consolidar dados sobre políticas e ações para as artes, no país e no exterior; gerar debates amplos e participativos; sistematizar e propor ações, programas e propostas; e, por fim, elaborar o  Plano de Ação para implementar a Política Nacional das Artes. 

“Garantir e ampliar direitos é parte fundamental das ações do MinC. Direitos trabalhistas, autorais, de acesso e fomento à cidadania e diversidade estão na base de nossas ações. A PNA, como política consistente e estruturante,  irá considerar dinâmicas de participação social que garantam seu constante aprimoramento”, completou a chefe da Cultura, Margareth Menezes.

Coordenado pela Funarte, compõe o grupo representantes do Gabinete da Ministra da Cultura; da Secretaria-Executiva do Ministério da Cultura; da Subsecretaria de Gestão Estratégica (SGE); da Subsecretaria de Espaços e Equipamentos Culturais (SEEC); da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais; da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI); da Secretaria do Audiovisual (SAV); e da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (SEFIC). 

Representantes de outras unidades e entidades do Ministério da Cultura, assim como  outras entidades públicas, privadas e da sociedade civil, serão convidados a  participar das reuniões mensais.

Acesse aqui a portaria na íntegra

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *