Prolata lança projeto “Adote uma Cooperativa” para contribuição de empresas

Prolata lança projeto “Adote uma Cooperativa” para contribuição de empresas

Antes e depois do espaço administrativo de cooperativa após doação.

Com o objetivo de ampliar o apoio prestado às organizações de catadores de materiais recicláveis, a Prolata Reciclagem, associação sem fins lucrativos criada para cumprimento das políticas de resíduos sólidos, lança projeto “Adote uma Cooperativa”. Iniciativa possibilita que empresas não associadas ao Programa e isentas da execução de logística reversa possam realizar doações e prestar apoio de forma recorrente ou pontual a um ou mais grupos de catadores de materiais recicláveis parceiro. A Prolata se responsabiliza por identificar as necessidades das cooperativas e realizar toda a gestão da doação.

Espaço utilizado para preparo de alimentos e pia, antes da doação; e cozinha construída após contribuição.

Desde 2013, a Prolata Reciclagem realiza ações de regularização, gestão, capacitações, aumento de produtividade, e saúde e segurança para organizações de catadores de materiais recicláveis. O projeto “Adote uma Cooperativa” é uma forma de potencializar o auxílio prestado e suprir necessidades das cooperativas, como por meio da obtenção de maquinários (prensa, esteira, impressora, computador etc.), melhorias na infraestrutura da cooperativa, doação de insumos (papel higiênico, folha sulfite etc.) ou capacitações para os cooperados.

Thais Fagury, presidente-executiva da Prolata Reciclagem, pontua que, embora a priorização de cooperativas seja uma premissa preconizada pela Política Nacional de Resíduos (PNRS), os catadores de materiais recicláveis ainda enfrentam muitas dificuldades. “As atividades exercidas por eles os expõem a diversos riscos, tais como problemas ergonômicos, acidentes com materiais perfuro cortantes, quedas, exposição a agentes químicos e biológicos, além de trabalharem em locais com condições inóspitas. É comum os catadores sofrerem discriminação pelo trabalho realizado por eles”, complementa.

Banheiros de cooperativa antes e depois de contribuição.

Empresas não associadas ao Programa e isentas da execução de logística reversa podem realizar doações direta de suprimentos, como por exemplo, de itens de papelaria, produtos de higiene, alimentos; disponibilização de colaboradores para a realização de capacitações e treinamentos aos cooperados; ou ainda doações em dinheiro para a Prolata, que fica responsável por gerir os recursos e prestar contas.

Gabriela Rangel, coordenadora de cooperativas Prolata, destaca a primeira empresa a apoiar a ação, Cinbal, do grupo Incoflandres. “O que foi feito na cooperativa que recebeu as doações demonstra o potencial desse projeto. Doando a quantia necessária, foi realizada a troca do portão da cooperativa Santo Expedito, de São Paulo. E ainda, auxiliaram na construção do espaço administrativo, copa e banheiros masculino e feminino na cooperativa Ecolimpo, de São Sebastião (DF)”, explica.

Sobre a Prolata Reciclagem

Criada em 2012, a Prolata Reciclagem é uma associação sem fins lucrativos e uma iniciativa da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço), com coordenação e patrocínio da ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas.

O Programa encontra-se ativo nas cinco regiões do Brasil e possui o objetivo de estimular a reciclagem de latas de aço no país, gerar estatísticas confiáveis a respeito, abrir um canal direto com os consumidores, fomentar centros de reciclagem e parcerias com cooperativas de catadores, assim como valorizar o preço da sucata de aço para embalagens. Além disso, também investe em plataformas de comunicação e na educação da sociedade sobre o tema.

Saiba mais sobre a Prolata acessando o site https://www.prolata.com.br/.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *