Trybe alerta sobre falsas promessas da carreira dev em ação no mundial de Counter-Strike

Trybe alerta sobre falsas promessas da carreira dev em ação no mundial de Counter-Strike

A Trybe, escola de tecnologia orientada para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso em programação, promoverá entre os dias 10 e 13 de novembro, uma ação na Intel Extreme Masters Rio Major 2022, mundial de Counter-Strike, com o objetivo de falar sobre o que é ser desenvolvedor “na real”, desmistificando a profissão e propondo uma reflexão sobre a falsas promessas e expectativas da carreira.

Quem passar pelo Major poderá buscar na food bike da Trybe garrafinhas gratuitas de água, que contém mensagens da campanha que desmistificam narrativas difundidas sobre a carreira de desenvolvedor.

A ativação faz parte de uma campanha da edtech que busca mostrar às pessoas interessadas em ingressar na área de tecnologia algo que quem atua no setor, já sabe: não existe hack para se tornar um desenvolvedor rápido e ganhar muito dinheiro. É preciso empenho, dedicação e disciplina para conquistar uma boa vaga na área de tecnologia.

Confira 3 mitos sobre a carreira dev abaixo:

Você já vai ganhar milhares de dólares já no primeiro emprego


É verdade que a carreira em tecnologia muitas vezes possibilita trabalhar para empresas estrangeiras e, em alguns casos, essas companhias remuneram seus colaboradores em dólar, euro ou até mesmo libra. Entretanto, esse não é o cenário mais provável para quem vai encarar o primeiro emprego na área.

As propagandas que falam sobre receber em dólar não consideram pessoas desenvolvedoras junior, mas sim, profissionais com experiência e níveis de senioridade elevados.

Do básico ao avançado em apenas três meses

Outra falsa ideia que circula entre os interessados em trabalhar com tecnologia é de que é possível aprender muito rápido e em poucas semanas tornar-se um programador, com um ótimo salário. Isso não é verdade. É preciso esforço, dedicação e disciplina para se tornar uma pessoa desenvolvedora. O conteúdo a ser aprendido é denso e uma das habilidades mais importantes para construir uma carreira sólida na área é aprender a aprender e, assim, continuar evoluindo. É preciso ir além das habilidades técnicas e se desenvolver também nas chamadas soft skills (habilidades socioemocionais).

Dá para aprender tudo em alguns vídeos na internet

Existe, sim, muito conteúdo disponível online, mas não significa que basta assistir a alguns vídeos para se tornar um profissional da área.

Para além de aprender lógica de programação e linguagens específicas, é preciso dominar habilidades de relacionamento, de gestão de tempo e de trabalho em equipe, que são desejadas pelo mercado de tecnologia e que não se aprendem com apenas alguns vídeos na internet.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *