Sociedade Viva: plataforma conecta população com o Terceiro Setor

Sociedade Viva: plataforma conecta população com o Terceiro Setor

Sociedade Viva é uma plataforma que conecta a população com o Terceiro Setor e que pretende esclarecer para as pessoas como funcionam e as transformações provocadas pelo trabalho das Organizações da Sociedade Civil, mais conhecidas como Organizações Não Governamentais (ONGs). Várias instituições do Terceiro Setor se uniram para liderar a Sociedade Viva. Dentre essas entidades, destacam-se a ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), ABONG (Associação Brasileira das Organizações Não Governamentais), GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), Plataforma MROSC (Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil), Observatório do Terceiro Setor e Movimento por uma Cultura de Doação.

Comunicar a Sociedade Viva

A ideia é produzir materiais de comunicação que possam ser utilizados pelas diferentes ONGs, de modo a alcançar um público bem amplo. Esses materiais incluem peças para redes sociais, sites, WhatsApp e e-mail, sempre abordando a função e o trabalho do Terceiro Setor de uma forma clara, objetiva e atraente. 

Em um país onde tais organizações assumem um papel cada vez mais vital, a Sociedade Viva se destaca como uma ponte entre a comunidade e as ações transformadoras das ONGs. “Esse projeto nasce da constatação de um distanciamento entre a população e a sociedade civil organizada, devido à complexidade na compreensão do propósito, das atividades e dos recursos dessas organizações”, explica Christiane Sampaio, coordenadora-executiva da Sociedade Viva.

“A nossa missão é tornar acessível esse universo, alcançando diversos públicos e expandindo essa compreensão para além das fronteiras tradicionais. Quando defendemos os direitos de um, defendemos os direitos de todos, mas muitas vezes as pessoas desconhecem essa rede”, diz Athayde Motta, membro da diretoria-executiva da Abong.

ONGs: o Terceiro setor

No Brasil, existem cerca de 820 mil ONGs ativas, desempenhando um papel fundamental na sociedade. Segundo pesquisas, 74% dos brasileiros reconhecem a importância das ONGs no combate a problemas socioambientais. Além disso, essas organizações geram 6 milhões de empregos, correspondendo a 5,9% das ocupações no país. O terceiro setor contribui com 4,27% do PIB, superando a indústria automobilística (1,7%) e igualando-se à agricultura (4,6%). Surpreendentemente, apenas 17% de seus recursos provêm de fontes estatais, destacando a relevância das doações e parcerias para sustentá-las.

Sensibilizando e Engajando

Além de informar sobre o impacto das organizações do Terceiro Setor, a Sociedade Viva também busca fomentar o engajamento da população em causas sociais e sensibilizar as organizações sobre a importância de dialogar com a sociedade. Este diálogo é estratégico para a existência do setor e para o fortalecimento da democracia.

Sociedade Viva convida todas as organizações da sociedade civil a se unirem a esta rede de informação e sensibilização. O kit de materiais de comunicação, incluindo todos os recursos, está disponível para download no site da iniciativa em www.sociedadeviva.org.br

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *