Nota da Compolítica sobre ataques da META ao Netlab/UFRJ: Intimidar pesquisadores(as) é fragilizar a democracia
A Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) recebeu com preocupação e repulsa a notícia sobre as tentativas da META (empresa proprietária do Facebook, Instagram e Whatsapp) bem como a ação de parlamentares da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados em desqualificar e intimidar o trabalho de pesquisadoras(es) do Netlab/UFRJ.
O conhecimento produzido com rigor acadêmico, com métodos de apuração científicos e com autonomia frente a governos e empresas, como faz o Netlab, é fundamental para a democracia de um país. Neste sentido, a atuação desses agentes, para além do ataque à pesquisa, representa um ataque à democracia brasileira.
Vale ressaltar também que práticas como estas reforçam as narrativas que descredibilizam a Ciência e favorecem grupos político-econômicos que tentam, a todo o custo, fragilizar o debate público de ideias.
Por essas razões, como uma entidade científica e comprometida com a democracia, a Compolítica repudia a postura dos advogados da META e dos parlamentares envolvidos no caso e expressa solidariedade às pesquisadoras e pesquisadores do Netlab/UFRJ.
17 de junho de 2024
Diretoria da Compolítica
Deixe um comentário